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Mostrando postagens de março, 2011

Você sabe o que é kindling? - Gastão Ribeiro

Você sabe o que é kindling? O mais novo conceito de trauma é o de kindling, isto é, reacionamento constante. O trauma é como uma grande fogueira, logo após o acontecido a pessoa vive um incêndio, que são os sintomas invasivos de TEPT, com elementos corticais e sub corticais. Com o passar o tempo a fogueira se apaga, mas a brasa que é sub cortical nunca se apaga e qualquer “ventinho” , que são os gatilhos traumáticos faz o acionamento novamente. Este acionamento constante do trauma provoca retraumatizações ou um aumento das capsulas dissociativas. Fonte - Apostila de PRI Processamento Rápido de Informações

Nervo vago e Coerência Cardíaca – Gastão Ribeiro

Nervo vago e Coerência Cardíaca – Gastão Ribeiro As vias neurológicas pelas quais o coração se co¬munica com o cérebro, se faz através do sistema nervoso intrínseco do coração (o cérebro do coração) que con¬tém neuritos sensórios e neurônios de circuito local de vários tipos. Os neuritos sensórios, que se distribuem pelo coração, captam muitos tipos de informação biológica, incluindo a taxa de batimentos cardíacos, a pressão, os hormônios e os neurotransmissores - e reagem a eles. Os neurônios do circuito local são organizados em estações de processamento que integram as informações neurológicas que chegam do cérebro e dos outros órgãos do corpo com os da-dos advindos dos neuritos sensórios do coração. Uma vez que tenha processado essas infor-mações, o cérebro do coração envia mensagens ao cérebro por meio das vias neurais "afe-rentes" - isto é, vias que fluem na direção do cérebro. Os nervos simpáticos aferentes viajam até o cérebro por meio da espinha. O nervo vago contém

Traumas na Infância e aprendizagem - Gastão Ribeiro

Traumas na Infância e aprendizagem Gastão Ribeiro A quantidade de crianças no Brasil expostas a eventos traumáticos é imensurável. Essas experiências incluem crianças que sofrem com violência doméstica, violên¬cia escolar, que sofreram abuso sexual ou físico, que testemunharam ou sofreram cri¬mes violentos ou que foram expostas a outras vio¬lências súbitas ou inesperadas. Pelo menos metade de to¬das as crianças expostas a experiências traumá¬ticas pode desenvolver uma variedade de sinto¬mas psíquico-emocionais na adolescência e já adultos. Dependendo da gravidade, frequência, natureza e padrão do evento ou eventos traumá¬ticos, essas crianças sofrem o risco de desenvolver profundos problemas emocionais, comporta¬mentais, fisiológicos, cognitivos e sociais. Quando um adulto sofre um evento traumá¬tico, o seu cérebro, maduro e desenvolvido, é capaz de criar um processo de pensamento trau¬mático temporário para lhe ajudar a lidar com o trauma. Quando o trauma é curado, o adulto pode