Pular para o conteúdo principal

TÉCNICAS ELABORATIVAS Gastão Ribeiro

TÉCNICAS ELABORATIVAS
Gastão Ribeiro


Esta é a parte mais importante do tratamento, pois o terapeuta estará de posse de todas as informações necessárias para estabelecer aproximações que atacarão a verdadeira origem da patologia. Nesta abordagem a utilização do drama associado à hipnose se mostra extremamente útil, pois resgatará a conexão do sujeito com o seu verdadeiro self.

As Técnicas Elaborativas deverão ser feitas sob medida, utilizando os símbolos do cliente e os dados coletados no Processo de Avaliação (Técnicas Avaliativas e o Mapa de Mundo do Cliente). As sugestões de induções que se seguem deverão ser encaixadas sob medida.

Para intervir em um sintoma devem-se seguir passos estratégicos: formular hipóteses; planejar o atendimento tendo em vista a patologia; esclarecer a leitura corporal da patologia; buscar os ganhos secundários; buscar gatilhos a serem dessensibilizado.
Outro passo fundamental da Hipnose Estratégica é avaliar onde a intervenção ocorrerá primeiro, no plano do sistema ou no passado. Deverá haver um planejamento coerente com a patologia e planejadas de forma criteriosa. Esta intervenção ficará mais clara quando estudarmos os sintomas e as principais formas de atuação com Hipnose Estratégica.

Deve-se ter alguns cuidados básicos antes de começar as intervenções. O primeiro cuidado é o bem estar do cliente, zelar para que as intervenções sejam respeitosas e cuidadosas. Clarear para o cliente, o que é hipnose e como é o seu funcionamento. Explicar, resgatar as principais dúvidas para que o cliente se sinta seguro com os procedimentos utilizados. Deixar claro que em qualquer momento o procedimento hipnótico poderá ser interrompido, se a pessoa se sentir mal e invadido.

As Técnicas Elaborativas baseiam-se em três tipos de procedimentos: Procedimentos Regressivos; Procedimentos no Sistema e Procedimentos de Mudanças de Associações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sincronizando corações - Gastão Ribeiro

Com um olhar mães e bebés sincronizam bater do coração Este comportamento já tinha sido estudado em animais, mas é a primeira vez que o mesmo é sugerido em humanos Mães e filhos podem sincronizar o bater dos seus corações através de gestos simples como olhar ou sorrir, de acordo com investigadores da universidade de Bar-Ilan, em Israel. Os investigadores descobriram que os afetos visíveis das mães têm efeitos psicológicos em bebés de três meses e estudaram-nos, medindo o ritmo cardíaco. Atendeu-se à sincronização de afetos e da voz, provando-se uma maior sincronização biológica nesses momentos, explicaram os investigadores à publicação Enfant Behavior and Development. Este tipo de comportamento já tinha sido estudado em animais, ficando provado que as interações sociais afetam o o corpo do bebé animal, mas esta é a primeira vez que o mesmo é sugerido em humanos.

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t...

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas - Gastão Ribeiro

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas O uso de metáforas como instrumento terapêutico é uma ferramenta poderosa, especialmente quando associamos ao Cardio Mind. A metáfora é um método experiêncial que sinaliza novos caminhos de forma diferente. São estórias e analogias com o sentido de guiar as associações internas do cliente. É uma forma de sugestão indireta com múltiplas funções e em especial a de traçar um paralelo sobre o problema do cliente mostrando uma saída adaptativa. As metáforas tendem a atuar em nível inconsciente, contornando as resistências da mente consciente, proporcionando, assim, mudanças significativas. Erickson, ao falar de mente inconsciente possivelmente se referia ao hemisfério direito do cérebro (não dominante). As metáforas podem ser feitas de duas formas: por similaridade ou por analogia. Por similaridade, é utilizar as metáforas em situações que o cliente gosta. Por analogia, é contar casos parecidos como os do cliente, de uma forma indireta, o q...