Pular para o conteúdo principal

TÉCNICAS ELABORATIVAS Gastão Ribeiro

TÉCNICAS ELABORATIVAS
Gastão Ribeiro


Esta é a parte mais importante do tratamento, pois o terapeuta estará de posse de todas as informações necessárias para estabelecer aproximações que atacarão a verdadeira origem da patologia. Nesta abordagem a utilização do drama associado à hipnose se mostra extremamente útil, pois resgatará a conexão do sujeito com o seu verdadeiro self.

As Técnicas Elaborativas deverão ser feitas sob medida, utilizando os símbolos do cliente e os dados coletados no Processo de Avaliação (Técnicas Avaliativas e o Mapa de Mundo do Cliente). As sugestões de induções que se seguem deverão ser encaixadas sob medida.

Para intervir em um sintoma devem-se seguir passos estratégicos: formular hipóteses; planejar o atendimento tendo em vista a patologia; esclarecer a leitura corporal da patologia; buscar os ganhos secundários; buscar gatilhos a serem dessensibilizado.
Outro passo fundamental da Hipnose Estratégica é avaliar onde a intervenção ocorrerá primeiro, no plano do sistema ou no passado. Deverá haver um planejamento coerente com a patologia e planejadas de forma criteriosa. Esta intervenção ficará mais clara quando estudarmos os sintomas e as principais formas de atuação com Hipnose Estratégica.

Deve-se ter alguns cuidados básicos antes de começar as intervenções. O primeiro cuidado é o bem estar do cliente, zelar para que as intervenções sejam respeitosas e cuidadosas. Clarear para o cliente, o que é hipnose e como é o seu funcionamento. Explicar, resgatar as principais dúvidas para que o cliente se sinta seguro com os procedimentos utilizados. Deixar claro que em qualquer momento o procedimento hipnótico poderá ser interrompido, se a pessoa se sentir mal e invadido.

As Técnicas Elaborativas baseiam-se em três tipos de procedimentos: Procedimentos Regressivos; Procedimentos no Sistema e Procedimentos de Mudanças de Associações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sincronizando corações - Gastão Ribeiro

Com um olhar mães e bebés sincronizam bater do coração Este comportamento já tinha sido estudado em animais, mas é a primeira vez que o mesmo é sugerido em humanos Mães e filhos podem sincronizar o bater dos seus corações através de gestos simples como olhar ou sorrir, de acordo com investigadores da universidade de Bar-Ilan, em Israel. Os investigadores descobriram que os afetos visíveis das mães têm efeitos psicológicos em bebés de três meses e estudaram-nos, medindo o ritmo cardíaco. Atendeu-se à sincronização de afetos e da voz, provando-se uma maior sincronização biológica nesses momentos, explicaram os investigadores à publicação Enfant Behavior and Development. Este tipo de comportamento já tinha sido estudado em animais, ficando provado que as interações sociais afetam o o corpo do bebé animal, mas esta é a primeira vez que o mesmo é sugerido em humanos.

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t...

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro