Estudo de 12 sessões utilizando estimulação psicosensorial associado a ativação de uma imagem de um paciente com TAG - Gastão Ribeiro
Estudo de 12 sessões utilizando estimulação psicosensorial associado a ativação de uma imagem de um paciente com TAG
As cores representam a relação de frequências (alfa, beta, e as ondas teta) e sub-frequências dentro das áreas determinadas do cérebro.
Relação entre cores e ondas:
Azul - frequências de ondas normais.
Azul claro- ligeiramente disfuncional.
Rosa -moderadamente disfuncional.
Vermelha - altamente disfuncional.
Explicação:
Imagem 1 mostra uma taxa normal de frequências de ondas de uma pessoa.
Imagem 2 é uma varredura no início do tratamento de um paciente diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada (TAG). O perfil é típico para os pacientes com diagnóstico de TAG.
Imagens de 3 a 5 mostra o efeito de 12 sessões durante um período de 4 semanas usando a estimulação de pontos de acupuntura (acionando a ansiedade através de imagens) como o tratamento. A diminuição na intensidade e freqüência dos sintomas TAG correlacionadas com mudanças em direção a níveis normais de relações de frequências de onda no córtex.
O padrão mostrado nestas imagens foi típico de pacientes com TAG do estudo sul-americano que responderam positivamente à estimulação de pontos de acupuntura. Estas imagens foram fornecidas por Joaquín Andrade.
DISCUSSÃO
À medida que as frequências de onda a níveis normais (de vermelho para azul) deslocam em direção das áreas centrais e frontais do cérebro, os sintomas de ansiedade diminuem em ambos a sua intensidade e sua frequência. Sequencias similares de imagens e de redução dos sintomas foram encontrados em outros pacientes com transtorno de ansiedade generalizada que receberam tratamentos psicosensoriais.
Os pacientes que foram tratados com TCC obtiveram sucesso com o transtorno de ansiedade generalizada (Terapia Cognitiva Comportamental, combinada com medicação, se necessário), o mapeamento da TCC mostrou uma progressão semelhante no cérebro durante o estudo piloto na América do Sul. Mas levou mais sessões para alcançar as melhoras. E o mais importante, em um ano folow up, os índices de ondas cerebrais seguindo o protocolo Terapia Comportamental Cognitiva tinham mais probabilidade de ter retornado aos seus níveis pré-tratamento do que com os pacientes que receberam os tratamentos psicosensoriais.
Outro fato interessante deste estudo foi à comparação entre os pacientes cujo tratamento primário era medicação anti ansiedade e os pacientes cujo tratamento primário envolvido estimular pontos psicosensoriais. Ambos os grupos tiveram uma redução dos sintomas. Mas as varreduras do cérebro para o grupo de medicamentos não mostrou mudanças notáveis nos padrões de onda, mesmo que os sintomas de ansiedade foram reduzidos. Isto sugere que o efeito da medicação foi suprimir os sintomas sem tratar os desequilíbrios subjacentes de frequência de onda.
Fonte - ENERGY PSYCHOLOGY: Theory, Indications, Evidence. Joaquin Andrade, M.D. David Feinstein, Ph.D.
Comentários