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Problemas escolares, TDAH e cardiofeedback - Gastão Ribeiro

A maioria dos trabalhos recentes encontra evidências que o TDA/H de que se trata de um distúrbio neurobiológico. Os trabalhos podem ser reunidos em dois grandes grupos, um que enfatiza o déficit funcional de certos neurotransmissores e outro grupo de estudos que enfatiza o déficit funcional do lobo frontal, o córtex cerebral, mais precisamente. Acredita-se que, dois dos neurotransmissores conhecidos, estariam envolvidas com o TDAH a dopamina e a noradrenalina. A favor desta hipótese está o fato de que medicamentos capazes de atenuar os sintomas do TDAH são feitos das mesmas substâncias que aumentam as quantidades de dopamina e de noradrenalina disponíveis no cérebro. Em suma, acredita-se que o TDAH é como uma disfunção executiva do lobo frontal, sendo que Barkley (2002) refere à falta de controle inibitório das condutas nestas pessoas. Os exercícios de coerência cardíaca, vão colocar o corpo em auto regulação, diminuir a presença de noradrenalina e com isto melhorar o desempenho da atenção e eliminar ou atenuar as situações de estresse escolar pois vamos ensinar a criança a criar coerência cardíaca diante destas. Os exercícios de cardiofeedback podem ajudar e muito as crianças com dificuldades escolares.

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