O trauma é uma memória de longuíssima duração que nunca se apaga com o tempo. A psicoterapia do trauma tem que atuar em duas vertentes: neurobiológica e cognitiva. Neurobilogicamente temos que buscar a neuromodulação, isto é, desativar neurotransmissores e neurohormônios que sustentam as circuitarias do trauma, levando a médio prazo a extinção da memória. E na vertente cognitiva temos que buscar a ressignificação da experiência, isto é, transformar trauma em sabedoria.
Traumas são feridas abertas na alma. É o passado gerenciando o presente. É uma gaiola do tempo onde a vida parece passar mais devagar.
Gastão Ribeiro
Com um olhar mães e bebés sincronizam bater do coração Este comportamento já tinha sido estudado em animais, mas é a primeira vez que o mesmo é sugerido em humanos Mães e filhos podem sincronizar o bater dos seus corações através de gestos simples como olhar ou sorrir, de acordo com investigadores da universidade de Bar-Ilan, em Israel. Os investigadores descobriram que os afetos visíveis das mães têm efeitos psicológicos em bebés de três meses e estudaram-nos, medindo o ritmo cardíaco. Atendeu-se à sincronização de afetos e da voz, provando-se uma maior sincronização biológica nesses momentos, explicaram os investigadores à publicação Enfant Behavior and Development. Este tipo de comportamento já tinha sido estudado em animais, ficando provado que as interações sociais afetam o o corpo do bebé animal, mas esta é a primeira vez que o mesmo é sugerido em humanos.

Comentários