" O que a maioria das pessoas não percebem é que um trauma não é algo terrível que aconteceu no passado, e sim as impressões e os resíduos deste que ficou para traz."
Van der Kolk
Um trauma só se faz porque faz memórias procedimentais no momento do congelamento. Estas memória reacendidas de forma ininterrupta vai transformando esta memória em longuíssima duração. O trauma é atemporal procedimentalmente.
Gastão Ribeiro
Com um olhar mães e bebés sincronizam bater do coração Este comportamento já tinha sido estudado em animais, mas é a primeira vez que o mesmo é sugerido em humanos Mães e filhos podem sincronizar o bater dos seus corações através de gestos simples como olhar ou sorrir, de acordo com investigadores da universidade de Bar-Ilan, em Israel. Os investigadores descobriram que os afetos visíveis das mães têm efeitos psicológicos em bebés de três meses e estudaram-nos, medindo o ritmo cardíaco. Atendeu-se à sincronização de afetos e da voz, provando-se uma maior sincronização biológica nesses momentos, explicaram os investigadores à publicação Enfant Behavior and Development. Este tipo de comportamento já tinha sido estudado em animais, ficando provado que as interações sociais afetam o o corpo do bebé animal, mas esta é a primeira vez que o mesmo é sugerido em humanos.

Comentários