Pular para o conteúdo principal

Mudanças de Primeira e Segunda Ordem em Hipnose Estratégica - Gastão Ribeiro

Mudanças de Primeira e Segunda Ordem em Hipnose Estratégica

A mudança de primeira ordem é uma mudança linear, não implica em nenhum desvio fundamental na premissa sustentada pelos clientes sobre o mundo ou sobre como as mudanças objetivas podem mudar os seus sintomas e sua vida. São mudanças lineares e objetivas. Por exemplo, dar uma sugestão pós-hipnótica para parar o vômito.

A mudança de segunda ordem é uma mudança multidimensional, em múltiplos níveis, descontinua, e radical, envolve uma reconsideração das premissas que o cliente traz sobre ele mesmo.
A mudança de segunda ordem sempre se encontra na natureza de uma descontinuidade ou de um salto lógico, podemos esperar que as manifestações práticas de mudança de segunda ordem pareçam ilógicas e paradoxais.
lº - Princípio
Mudança de segunda ordem. Parece à primeira vista, ser uma solução, porquanto na perspectiva própria de mudanças de segunda ordem esta "solução" se revela como sendo à base do problema que se pretende solucionar.
2º - Princípio
A mudança de primeira ordem parece basear-se no bom senso, Ex: A receita do mesmo remédio em maior dose. A mudança de segunda ordem costuma parecer esquisita, inesperada e absurda, há um elemento intrigante, paradoxal, no processo de mudança.
3º _ Princípio
Aplicar técnicas de mudança de segunda ordem à "solução" significa tratar da situação aqui e agora. Essas técnicas lidam com efeitos e não com suas presumíveis causas. A pergunta crucial é "o quê?" E não o "por quê?".
4º Principio
O emprego de técnica de mudança de segunda ordem ergue a situação da armadilha produtora de paradoxo, criada pela auto-reflexividade da solução experimentada; e a coloca numa forma diferente (como se faz no problema dos nove pontos).

Esta é uma das essências da mudança de segunda ordem. O fato mais curioso com respeito a esse tipo de resolução de problemas é ser ela possível mesmo - ou especialmente- quando os fatos concretos da situação forem imutáveis. Para ilustrá-la devemos voltar para o quarto princípio da mudança de segunda ordem, ou seja, para técnica da reformulação.

Fonte- Apostila de Hipnose Estratégica – Gastão Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t