Pular para o conteúdo principal

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma

O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento.

Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático.

Um evento traumático muitas vezes se caracteriza por possuir várias memórias associadas ao trauma (desastres naturais, acidentes sérios de carro, torturas, etc.). É como se abrissem novas avenidas no evento traumático original, onde cada memória apresenta grande desconforto, e se apenas uma das memórias forem trabalhadas não ocorrerá generalização para outras, causando elevado grau de sofrimento no cliente e não trará o efeito esperado. Por isto utiliza-se o modelo Wolpe, onde dez memórias mais perturbadoras são escolhidas e dessensibilizadas, elaborando um procedimento de dessensibilização para cada uma delas. Começando sempre pela memória que causaria menor desconforto.

Antes da dessensibilização dos traumas utiliza-se de um Mapeamento que busca definir metas a serem trabalhadas. O Mapeamento do Trauma se faz a partir de um Protocolo onde estão inseridos alguns passos: Linha da Vida; Linha do trauma da Vida; Linha de Coincidências; Aniversário do trauma; Gatilhos; entre outras. São eles:
• Linha da Vida - este procedimento ajuda a mapear o passado em busca das cenas traumáticas, compulsões a repetição, do entendimento do sintoma traumático e de novas metas ou cenas traumáticas a serem trabalhadas com EMDR.

• A Linha do Trauma na Vida - depois de definidas as lembranças peça que elas sejam marcadas no papel nas datas proporcionais aos seus acontecimentos. Medido o desconforto na escala SUD e feita uma lista na folha em ordem de acontecimentos de cada lembrança.

• Linha de Coincidência de Eventos - eventos que se repetem coincidentemente em uma família não são por acaso. Elas são marcadas na Linha da Vida em ordem de acontecimentos. A função é buscar novos eventos traumáticos para serem processados com EMDR.

• Níveis de Dissociação - no Mapeamento do trauma se utiliza duas escalas de medidas para avaliar a intensidade do Trauma, a Escala SUD e o Sinal de Corpo.

• Aniversário do Trauma – sempre que se aproxima o aniversário do Trauma é comum aparecerem os sintomas clássicos de Estresse Pos-traumático.

• Gatilhos – buscam-se os acionadores de sintomas para serem dessensibilizados.

• Sintomas Físicos – busca-se os sintomas físicos para serem dessensibilizados


A partir deste Mapeamento irá se definir todo o processo de dessensibilização de traumas com TAT, EMDR ou V/KDT. O Mapeamento são indicadores que nortearão todo o processo de terapia com traumas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Traumatização vicariante - Gastão Ribeiro

A Traumatização vicariante Gastão Ribeiro A Traumatização vicariante é um novo conceito que as pessoas que trabalham com combatem a violência. O Trauma Vicariante é aquele que acontece pela expo¬sição a histórias traumáticas de outra pessoa. Isso foi inicialmente estudado entre conselheiros, líderes religiosos e profissionais médicos trabalhando em países em guerra. Apesar dos profissionais de ajuda nunca terem sido submetidos a um bombardeio, tiros ou ataque militar apenas a escutar a mesma história várias vezes de seus clientes, pacientes ou membros da igreja causam o Trauma Vicariante. E isso parece ter um efeito cumulativo causando medo, raiva ou sofrimento emocional no indivíduo que escutou a mesma história vári¬as vezes, apesar de, talvez, ele não ter sofrido o trauma inicial. O trauma vicariante é resultado e processo do compromisso empático entre o paciente e o terapeuta do trauma, que lidando tão próxima e frequentemente com situações de intenso impacto emocional negati