Pular para o conteúdo principal

Problemas escolares, TDAH e cardiofeedback - Gastão Ribeiro

A maioria dos trabalhos recentes encontra evidências que o TDA/H de que se trata de um distúrbio neurobiológico. Os trabalhos podem ser reunidos em dois grandes grupos, um que enfatiza o déficit funcional de certos neurotransmissores e outro grupo de estudos que enfatiza o déficit funcional do lobo frontal, o córtex cerebral, mais precisamente. Acredita-se que, dois dos neurotransmissores conhecidos, estariam envolvidas com o TDAH a dopamina e a noradrenalina. A favor desta hipótese está o fato de que medicamentos capazes de atenuar os sintomas do TDAH são feitos das mesmas substâncias que aumentam as quantidades de dopamina e de noradrenalina disponíveis no cérebro. Em suma, acredita-se que o TDAH é como uma disfunção executiva do lobo frontal, sendo que Barkley (2002) refere à falta de controle inibitório das condutas nestas pessoas. Os exercícios de coerência cardíaca, vão colocar o corpo em auto regulação, diminuir a presença de noradrenalina e com isto melhorar o desempenho da atenção e eliminar ou atenuar as situações de estresse escolar pois vamos ensinar a criança a criar coerência cardíaca diante destas. Os exercícios de cardiofeedback podem ajudar e muito as crianças com dificuldades escolares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t