Pular para o conteúdo principal

TFT - TERAPIA DO CAMPO DO PENSAMENTO

TFT - TERAPIA DO CAMPO DO PENSAMENTO

“Ponha sua mão num forno quente por um minuto e isto lhe parecerá uma hora. Sente-se ao lado de uma bela moça por uma hora e lhe parecerá um minuto. Isto é relatividade”.
Albert Einstein


O TFT ou Terapia do Campo do Pensamento (Thought Field Therapy - TFT) foi desenvolvida por Robert J. Callahan, PH. D., e é amplamente considerada como a maneira mais avançada de lidar com traumas de todos os tipos. Baseia-se na Medicina Chinesa onde sistemas compostos por meridianos ou vias de circulação de energias que são acessadas através de percussões digitais em locais específicos seguindo uma seqüência pré-determinada denominada Algoritmos.

Portanto o TFT exige que se aprendam diversos protocolos ou seqüências, juntamente com o toque nos pontos dos meridianos de energia do corpo. Onde problemas diferentes necessitam de protocolos diferentes.

O TFT foi o precursor da série de terapias e técnicas hoje estudadas dentro da nova abordagem das Terapias de Energia. Baseia-se no modelo da medicina chinesa de meridianos de energia. Os meridianos são linhas longitudinais que conectam diversos pontos análogos do corpo humano. Este estudo parte do princípio que ao ser ativado um ponto do meridiano, outras partes do organismo estarão sendo igualmente estimuladas. Quando se observou que os sintomas de uma doença manifestaram-se em outros lugares, seguindo uma via precisa de relacionamento mútuo, constatou-se uma nítida relação entre os órgãos e os meridianos do corpo.

O TFT entende que as emoções são o resultado de bloqueios na circulação de energia através dos meridianos do corpo. O desbloqueio desta energia se dá pela percussão em certos pontos de determinados meridianos, realizada pelo próprio cliente com seus próprios dedos.

O TFT utiliza uma seqüência específica desses pontos para cada emoção ou condição emocionais a ser trabalhada, incluindo aí uma seqüência específica para traumas. Esta seqüência é repetida várias vezes, de acordo com as reações que o cliente vai demonstrando na evolução do tratamento.

O TFT acredita que certas reações emocionais provêm de perturbações energéticas que bloqueiam o processo de recuperação da circulação da energia. Freqüentemente certos estados emocionais se dissipam em poucos minutos, incluindo estados resultantes de inúmeras exposições a experiências traumáticas.

Comentários

Claupsi disse…
Gastão,
Para variar vc sempre nos presenteando com texto maravilhosos, os quais vêm nos enriquecer muito.Obrigada pela disponibilidade e pelo carinho que vc tem nos oferecido.

Abraços

Claudia V M Jorge-Rio Branco AC
Caro Gastão...
Gostaria de conhecer mais sobre a TFT.
Estudo a medicina chinesa desde os 18 anos. Hoje você me apresenta uma possibilidade que parece muito interessante.
Gostaria de saber se você tem bibliografia em portugues para me indicar. Principalmente artigos ou livro de sua autoria.
Atenciosamente,
Márcia Alvite

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t