Pular para o conteúdo principal

O USO DE HIPNOSE COM TRAUMAS

O USO DE HIPNOSE COM TRAUMAS

“O futuro mais brilhante; é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.” Clarice Lispector

A Hipnose é uma das técnicas mais úteis no trabalho com Traumas. Um trauma é tudo aquilo que excede a capacidade de suportar de uma pessoa gerando sintomas de Estresse Pos-traumático. O trauma é formado por inúmeras variáveis: os sintomas, a desregulagem neurológica, pesadelos, gatilhos, entre outras. A Hipnose é uma ferramenta que ajuda trabalhar os traumas sobre vários aspectos: proteção; regulação de afeto; dessensibilização.
O Trauma paralisa as pessoas no tempo e no espaço, faz com que fiquem reféns dos sintomas. A Hipnose é uma ferramenta que possibilita a recuperação destes recursos, a recuperação da liberdade de alma, é como diz Milton Erickson: não existem pessoas sem recursos, mas estados sem recursos.
O trabalho com Hipnose na Dessensibilização de Traumas são inúmeros, entre eles podemos ressaltar:
O Trabalho Simbólico;
Instalando recursos;
A Construção e ajustes de habilidades;
Restabelecendo as barreiras de Proteção
Compassando o medo de encarar o trauma;
Freese-frame;
V/KD.

O Trabalho Terapêutico com Traumas

O tratamento e a dessensibilização de traumas deve ser um trabalho cuidadoso e feito passo a passo. Inicialmente devemos instalar segurança e proteção e depois ir dessensibilizando o trauma de forma parcimoniosa e protegida
O Trauma é um quadro patológico complexo que envolve dissociação e qualquer procedimento terapêutico com Traumas deverá ser precedido por técnicas protetoras. Cria-se um espaço livre de conflito onde o cliente possa se ancorar nos momentos de crise, restaurando a barreira de proteção e estabelecendo recurso, antes de dessensibilizar o Trauma. O trabalho simbólico usando a hipnose é a técnica de primeira escolha para este procedimento.

O Trabalho Simbólico

O trabalho Simbólico é uma das grandes ferramentas da hipnose no trabalho com Traumas. A utilização de símbolos se baseia em Sugestões que é a comunicação ou a criação de uma idéia que proporciona uma reação, fugindo ao controle da consciência. A sugestão é algo que provoca um efeito e associações com outras idéias.
Os Símbolos constituem uma das mais poderosas técnicas disponíveis de mudança, pois estabelecem uma ligação direta com as emoções e os padrões mais profundos de comportamento.
Uma vivência traumática é carregada de emoções negativas que são armazenadas no corpo físico, que devem ser liberadas para que a dessensibilização possa ocorrer. Essas emoções negativas armazenadas no corpo podem criar numerosos problemas emocionais e podem até favorecer doenças, paralisações.
As emoções negativas acumuladas no decorrer da vida são armazenadas não somente como lembranças, mas também no corpo físico. Essas emoções armazenadas podem tornar-se uma parte integrante de nossa personalidade e identidade. Uma vez que essas emoções não representam à natureza verdadeira do indivíduo, elas podem freqüentemente bloquear seu sucesso em diversas áreas da vida. A focalização direta das emoções incorporadas pode criar mudanças nos diferentes contextos.
Os sintomas traumáticos não são causados pelo acontecimento desencadeador em si mesmo. Eles vêm do resíduo congelado de energia que não foi resolvido e descarregado; esse resíduo permanece preso no sistema nervoso onde pode causar danos corporais e emocionais. Os sintomas em longo prazo são debilitantes e freqüentemente bizarros e se desenvolvem quando não podemos completar o processo de entrar, atravessar e sair da "imobilidade" ou do estado de "congelamento".
As pessoas a partir de suas experiências da vida passam a criar barreiras e limites de proteção e segurança. Um trauma é uma situação que rompe essas barreiras e limites que faz com que a pessoa paralise no tempo e no espaço. Excede todos os limites de segurança e suporte. A Hipnose utiliza simbolismo (metáforas) como uma ferramenta que permite protegidamente com que o cliente recupere a barreira de proteção e segurança.
O trauma deixa Traços Mnemônicos que são como marcas, sempre que é revivido com intensidade provoca retraumatizações. O afeto fica preso dentro das marcas, quanto mais profunda marca mais o afeto fica aprisionado. O afeto precisa ficar livre porque representa energia de vida. O trauma é uma marca muito profunda que prende o afeto, então se precisa criar uma maneira para que o afeto se libere de forma segura, com isto libertando o corpo que está aprisionado nas memórias traumáticas.

Construindo ajustes de habilidade

Na prática clínica, a Hipnose pode ser usada para ensinar novas habilidades, amplificar os recursos existentes ainda latentes, associar as pessoas a novas idéias e perspectivas e para outras aplicações semelhantes no “mundo real”. Construir e ajustar habilidades são amplificações de pensamentos reais, sentimentos, percepções e comportamentos que afetam diretamente o funcionamento do cliente.
A Hipnose pode ser usada para facilitar experiências imaginativas, mas a essência da aplicação clínica da Hipnose está em ajudar as pessoas a desenvolver habilidades no “mundo real” mesmo que isto seja feito de forma simbólica.
A Hipnose é um processo interpessoal e ocorre em um contexto social. Fatores intrapessoais são obviamente importantes assim como os interpessoais. Esses envolvem um ajuste e um reajuste às necessidades, habilidades e respostas do cliente à medida que a terapia se processa. A Hipnose é descrita como uma função da responsividade do indivíduo.

A Dessensibilização dos Traumas

"A doença mental é uma quebra da comunicação entre as pessoas".
"O desenvolvimento dos sintomas neuróticos constitui um comportamento de caráter defensivo e protetor. Por ser um processo inconsciente, é assim excluído da compreensão consciente, é cego e trôpego por natureza e não serve de forma útil aos objetivos da personalidade.”
Erickson (CP I, pg. 298)


A Hipnose não é a técnica de primeira escolha ou mais adequada no trabalho de dessensibilização de traumas. Ao contrario do que se pensa a regressão não é a técnica adequada para se dessensibilizar os traumas. Em função das memórias subcorticais do trauma, que se instalam no sistema límbico e em especial nas amígdala do hipocampo o uso da regressão pode causar retraumatização ao invés de dessensibilização. Existem técnicas mais eficientes como as Instalações, o TFT, TAT, V/KD ou V/KDT que acessam estas memórias subcorticais. Mas também existem pessoas diferentes, o que é bom para um necessariamente não é bom para outro, isto é, existem pessoas que são mais responsivas a Hipnose. Um bom terapeuta de Traumas deve saber quais técnicas de Hipnose funcionam no trabalho de desensibilização de traumas.
Quando a única ferramenta funcional que se tem com um cliente é a hipnose o terapeuta de trauma deverá saber como utilizar da hipnose para este processo. Acredito que existam duas técnicas funcionais com hipnose que fazem este trabalho, o V/KD e o Freeze-frame.

V/KD – Dessensibilização Visual Cenestésica

“A verdadeira viagem de descobrimentos consiste não em procurar novas terras, mas em ver com novos olhos.”
MARCEL PROUST

No uso da Hipnose para a dessensibilização de Traumas é necessário uma Observação Dissociada, a técnica mais efetiva para isto é o VK/D. A Dissociação Visual/Cenestesica V/KD é um método criado por Cameron Bandler (1978), para tratar de sentimentos negativos associados a uma a memória traumática, fobias, entre outras. O VK/D utiliza de dissociação onde as emoções negativas são visualizadas a partir de uma perspectiva visual alterada.
Consiste em observar o evento ou trauma de "uma posição de observador externo". O cliente não deverá entrar em contato com a “memória", mas sim “observando” de fora, olhando-a. Este deslocamento estimula a aquisição e um entendimento da situação, diminuindo a emoção associada ao trauma.

Freeze-frame

O Freeze-frame ou Imagem congelada foi criada pelo HeartMath Institute. É um recurso que consiste em desapegar-se das próprias emoções reações mentais e emocionais interiores ou exteriores e em passar o centro da atenção da mente e das emoções para área física ao redor do coração enquanto se tem como centro uma emoção positiva como o amor e o cuidado.
O congelamento de imagens e a conexão com o coração provocam mudanças fisiológicas no corpo. Ocorre uma harmonia do ritmo cardíaco, um equilíbrio do sistema nervoso provocando uma regulação da pressão arterial e de outras glândulas e órgãos. Esta harmonização permite que os centros de percepção do cérebro processem as informações com mais eficiência, permitindo que novas soluções intuitivas alcancem a mente consciente.
O termo intuição quando se usa o Freeze-frame tem um sentido diferente. A intuição seria um processo de inteligência e compreensão que transcende os processos lineares e lógicos de pensamento. É a faculdade do conhecimento direto, como se por instinto, sem raciocínio consciente. A intuição seria conhecimento puro, não-transmitido e inferencial associado com introvisão aguda e rápida. A intuição leva a intenção de mudança, processo fundamental em qualquer mudança terapêutica.

Fonte – Apostila de Psicoterapia do Trauma – Módulo 3 – O Uso da Hipnose com Traumas – 2007 - Gastão Ribeiro.Uri Bergmann, L.C.S.W., B.C.D. - ESPECULAÇÕES SOBRE A NEUROBIOLOGIA DO EMDR - 2001. Servan- Schreiber - Curar – Editora Sá – 2004.Scaer, R. (2001). The Body Bears the Burden: Trauma, Dissociation and Disease, Binghampton: - The Haworth Press, 2001.
Bauer, Sofia – Hipnoterapia Ericksoniana Passo a Passo – 2001 – Psy.
Doc Childre, Howard Martin, Donna Beech - A Solução Heartmath – 2001 – Cultrix.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t