Pular para o conteúdo principal

Hipnose e Gestante - Gastão Ribeiro

Hipnose e Gestante
Gastão Ribeiro


A Hipnose é uma das técnicas mais úteis no trabalho com gestantes. A Hipnose é uma ferramenta que ajuda trabalhar as gestantes sobre vários aspectos: proteção; regulação de afeto; estabelecer vínculos afetivos com o neném.

O Trabalho Simbólico

O trabalho Simbólico é uma das grandes ferramentas da hipnose no trabalho com gestantes. A utilização de símbolos se baseia em Sugestões que é a comunicação ou a criação de uma idéia que proporciona uma reação, fugindo ao controle da consciência. A sugestão é algo que provoca um efeito e associações com outras idéias.

Os Símbolos constituem uma das mais poderosas técnicas disponíveis de mudança, pois estabelecem uma ligação direta com as emoções e os padrões mais profundos de comportamento.

Podemos usar o trabalho simbólico para trabalhar metáforas de proteção, sentimentos de instabilidade presentes na gravidez, trabalhar metaforicamente depressões, traumas e processos de comunicação com o neném.

Construindo ajustes de habilidade

Na prática clínica, a Hipnose pode ser usada para ensinar novas habilidades, amplificar os recursos existentes ainda latentes, associar as pessoas a novas idéias e perspectivas e para outras aplicações semelhantes no “mundo real”. Construir e ajustar habilidades são amplificações de pensamentos reais, sentimentos, percepções e comportamentos que afetam diretamente o funcionamento do cliente.

A Hipnose pode ser usada para facilitar experiências imaginativas, mas a essência da aplicação clínica da Hipnose está em ajudar as pessoas a desenvolver habilidades no “mundo real” mesmo que isto seja feito de forma simbólica.

A Hipnose é um processo interpessoal e ocorre em um contexto social. Fatores intrapessoais são obviamente importantes assim como os interpessoais. Esses envolvem um ajuste e um reajuste às necessidades, habilidades e respostas do cliente à medida que a terapia se processa. A Hipnose é descrita como uma função da responsividade do indivíduo.

A Relação afetiva do Bebe e da mãe

Um bebê já se comunica com a mãe antes de nascer. Pesquisas recentes revelam que a comunicação entre a mãe e o bebê no útero, pode ser estabelecida e direcionada desde o início da gestação. Isto confirma o que pesquisadores russos já haviam constatado por meio da resposta reflexo-condicionada em bebês no útero materno.

A pesquisadora francesa Marie Claire Busnel, do Departamento de Neurogenética e Comportamento da Universidade de Paris, após 15 anos de pesquisa, chegou à conclusão que os bebês já podem identificar a voz da mãe à partir do quinto mês de gestação. Ela constatou ainda que: o conversar com o bebê durante a gestação produz um estado de calma e segurança. Esta conversa tem um nome tartamunhar.

Pesquisas recentes demonstraram que os bebês recém nascidos, respondem à música "ouvida" durante a gestação. E estas evidências demonstram que é possível usar a hipnose com gestantes.

Hipnose e Gestante

Podemos usar a Hipnose para ensinar a mãe a aprender a se relacionar com o seu bebê durante a gestação, porque existe uma estreita relação entre a mãe e o bebê, evidenciando também que a nossa mente é pré-existente e transcende o tempo e o espaço.

Já houve relatos de mulheres que afirmam ter sonhado com seus filhos, antes deles serem gerados, descrevendo detalhes físicos que foram confirmados após o nascimento das crianças. Podemos usar a hipnose como um exercício de relaxamento onde a mãe pode ver e se comunicar com o neném.

Algumas crianças que foram "trabalhadas" por mim durante a gestação, nasceu crianças calmas apesar da situação de gestação ser muito ruim. Existem relatos de crianças que aprederam a ler mais cedo entre outras.

Os ajustes de habilidade e a Gestação

Um dos trabalhos que mais faço com pacientes grávidas e o controle de habilidades. É pensar a hipnose como uma ferramenta de reeducação emocional. Procuro através de informações ou do Diagnóstico Energético saber quais são os sentimentos e que atrapalham a mãe e vou trabalhando um a um. Existem várias induções que podem ser usadas.

Na verdade temos milhões de funções e aproximações que podemos fazer com hipnose em gestantes, do controle de hipertensão, preparação par o parto, controle de habilidades, entre outras.

Fonte – Hipnose Estratégica – Apostila de curso – Gastão Ribeiro
O uso de Hipnose com Traumas - Apostila de curso – Gastão Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus...

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas - Gastão Ribeiro

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas O uso de metáforas como instrumento terapêutico é uma ferramenta poderosa, especialmente quando associamos ao Cardio Mind. A metáfora é um método experiêncial que sinaliza novos caminhos de forma diferente. São estórias e analogias com o sentido de guiar as associações internas do cliente. É uma forma de sugestão indireta com múltiplas funções e em especial a de traçar um paralelo sobre o problema do cliente mostrando uma saída adaptativa. As metáforas tendem a atuar em nível inconsciente, contornando as resistências da mente consciente, proporcionando, assim, mudanças significativas. Erickson, ao falar de mente inconsciente possivelmente se referia ao hemisfério direito do cérebro (não dominante). As metáforas podem ser feitas de duas formas: por similaridade ou por analogia. Por similaridade, é utilizar as metáforas em situações que o cliente gosta. Por analogia, é contar casos parecidos como os do cliente, de uma forma indireta, o q...

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t...