Pular para o conteúdo principal

As Diferenças entre a Hipnose Ericksoniana e a Hipnose Estratégica - Gastão Ribeiro

As Diferenças entre a Hipnose Ericksoniana e a Hipnose Estratégica

Existem diferenças grandes entre a Hipnose Ericksoniana e a Hipnose Estratégica. A Hipnose Ericksoniana se baseia nos conhecimentos de Milton Erickson e usa o estado de transe para acessar o seu lado interno, o seu inconsciente. Entrar em hipnose é relaxar, ir para dentro e o terapeuta vai orientando na recuperação de algumas emoções. Pois como diz Erickson, “não existe pessoas sem recursos e sim estados mentais sem recursos.”

A psicoterapia Ericksoniana é uma abordagem feita sob medida para cada tipo de paciente, focada na solução do problema e baseada na utilização de tudo aquilo que o paciente traz. Milton H. Erickson introduziu a utilização de uma abordagem naturalista (a natureza do problema), contando estórias, aplicando técnicas de hipnose e levando o paciente a se libertar dos conflitos emocionais.

A psicoterapia é focada na solução do problema tem este mesmo princípio. Todo conflito seria uma tentativa natural da busca de cura. Milton Erickson acreditava que a hipnose era um estado de suscetibilidade ampliada para a sugestão, com isto influenciava as capacidades sensoriais e motoras, ou seja, o transe é um estado de sugestibilidade intensificado artificialmente, no qual aparenta ocorrer uma dissociação natural dos elementos conscientes e inconscientes do psiquismo, conduzindo a soluções de problemas.


Na Hipnose Estratégica

Há anos se trabalha com a hipnose no velho paradigma de psicoterapia: o acerto e erro. Quando as interpretações se baseiam em tentativas nunca se sabe a efetividade ou a real potência das intervenções, desse modo, este paradigma faz com que as psicoterapias se tornem lentas e pouco eficazes. Falta às psicoterapias atuais uma visão mais estratégica com relação ao rumo do tratamento. A Hipnose Estratégica foi criada com esse objetivo, usando das ferramentas em psicoterapia de uma forma estratégica, sabendo onde devemos ir, traçando linhas de ação e alcançando resultados reais.

A Formação em Hipnose Estratégica visa capacitar profissional em técnicas novas em Hipnose. A Hipnose não é uma forma de fazer psicoterapia e sim uma ferramenta que, usada de forma correta, facilita os processos de mudanças. A Hipnose Estratégica baseia-se na Hipnose Naturalista de Milton Erickson, na Teoria dos Sistemas e alguns conceitos da Análise Transacional e do Psicodrama.

São meios de utilizar as ferramentas hipnóticas propiciando redefinições pessoais, renegociações, redecisões, novos códigos e adaptações ao Mapa de Mundo.
A aproximação estratégica segue passos básicos: buscar os sentidos do sintoma através da utilização das Técnicas Avaliativas; montar o Mapa de Mundo do cliente; intervir no sintoma através das Técnicas Elaborativas.

A Hipnose Estratégica é uma aproximação na qual não se utiliza ensaio e erro, mas, sim, uma intervenção deliberada e cuidadosa na vida das pessoas. A Hipnose Estratégica é uma aproximação eficiente e desencadeadora de mudanças e soluções. É considerada uma aproximação estratégica, pois a partir de passos formulados previamente, intervém-se de forma deliberada na solução da sintomatologia dos clientes:

Técnicas de Ancoragem – criam um espaço potencial, de segurança, de empatia para trabalhar os conteúdos do cliente de forma mais suave.

Técnicas Avaliativas – objetivam pesquisar as verdadeiras origens do problema, meta ou sintoma apresentado. Leva-se em conta o passado buscando cenas nucleares, promessas, injunções, traumas, ou seja, a natureza sistêmica da manutenção do problema e formas de intervir, proporcionando novas soluções e recursos a utilizar.

Mapa de Mundo – através das informações colhidas nas Técnicas Avaliativas é possível montar o Mapa Interno do cliente e formular as Técnicas Elaborativas.

Técnicas Elaborativas – a partir das informações levantadas, trabalham-se as verdadeiras causas que mantêm o problema. Intervém-se nas cenas do passado, provoca-se renegociações, redecisões, faz-se intervenções deliberadas no sistema que finalmente produzem as mudanças de associações.

A Hipnose Estratégica adota induções hipnóticas com a finalidade de examinar a situação problema, sua co-evolução e sua resolução, assim como as alianças e coalizões que o sistema estabeleceu em torno dele.

A Hipnose Estratégica se diferencia da abordagem Naturalista pela introdução de procedimentos como: os critérios diagnósticos, processos formais de indução do transe e eliciação. Busca-se através do Diagnóstico Estratégico e das Técnicas Avaliativas intervenções eficientes e desencadeadoras de mudanças e soluções alcançadas com ajuda das Técnicas Elaborativas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t