Pular para o conteúdo principal

As Diferenças entre a Hipnose Ericksoniana e a Hipnose Estratégica - Gastão Ribeiro

As Diferenças entre a Hipnose Ericksoniana e a Hipnose Estratégica

Existem diferenças grandes entre a Hipnose Ericksoniana e a Hipnose Estratégica. A Hipnose Ericksoniana se baseia nos conhecimentos de Milton Erickson e usa o estado de transe para acessar o seu lado interno, o seu inconsciente. Entrar em hipnose é relaxar, ir para dentro e o terapeuta vai orientando na recuperação de algumas emoções. Pois como diz Erickson, “não existe pessoas sem recursos e sim estados mentais sem recursos.”

A psicoterapia Ericksoniana é uma abordagem feita sob medida para cada tipo de paciente, focada na solução do problema e baseada na utilização de tudo aquilo que o paciente traz. Milton H. Erickson introduziu a utilização de uma abordagem naturalista (a natureza do problema), contando estórias, aplicando técnicas de hipnose e levando o paciente a se libertar dos conflitos emocionais.

A psicoterapia é focada na solução do problema tem este mesmo princípio. Todo conflito seria uma tentativa natural da busca de cura. Milton Erickson acreditava que a hipnose era um estado de suscetibilidade ampliada para a sugestão, com isto influenciava as capacidades sensoriais e motoras, ou seja, o transe é um estado de sugestibilidade intensificado artificialmente, no qual aparenta ocorrer uma dissociação natural dos elementos conscientes e inconscientes do psiquismo, conduzindo a soluções de problemas.


Na Hipnose Estratégica

Há anos se trabalha com a hipnose no velho paradigma de psicoterapia: o acerto e erro. Quando as interpretações se baseiam em tentativas nunca se sabe a efetividade ou a real potência das intervenções, desse modo, este paradigma faz com que as psicoterapias se tornem lentas e pouco eficazes. Falta às psicoterapias atuais uma visão mais estratégica com relação ao rumo do tratamento. A Hipnose Estratégica foi criada com esse objetivo, usando das ferramentas em psicoterapia de uma forma estratégica, sabendo onde devemos ir, traçando linhas de ação e alcançando resultados reais.

A Formação em Hipnose Estratégica visa capacitar profissional em técnicas novas em Hipnose. A Hipnose não é uma forma de fazer psicoterapia e sim uma ferramenta que, usada de forma correta, facilita os processos de mudanças. A Hipnose Estratégica baseia-se na Hipnose Naturalista de Milton Erickson, na Teoria dos Sistemas e alguns conceitos da Análise Transacional e do Psicodrama.

São meios de utilizar as ferramentas hipnóticas propiciando redefinições pessoais, renegociações, redecisões, novos códigos e adaptações ao Mapa de Mundo.
A aproximação estratégica segue passos básicos: buscar os sentidos do sintoma através da utilização das Técnicas Avaliativas; montar o Mapa de Mundo do cliente; intervir no sintoma através das Técnicas Elaborativas.

A Hipnose Estratégica é uma aproximação na qual não se utiliza ensaio e erro, mas, sim, uma intervenção deliberada e cuidadosa na vida das pessoas. A Hipnose Estratégica é uma aproximação eficiente e desencadeadora de mudanças e soluções. É considerada uma aproximação estratégica, pois a partir de passos formulados previamente, intervém-se de forma deliberada na solução da sintomatologia dos clientes:

Técnicas de Ancoragem – criam um espaço potencial, de segurança, de empatia para trabalhar os conteúdos do cliente de forma mais suave.

Técnicas Avaliativas – objetivam pesquisar as verdadeiras origens do problema, meta ou sintoma apresentado. Leva-se em conta o passado buscando cenas nucleares, promessas, injunções, traumas, ou seja, a natureza sistêmica da manutenção do problema e formas de intervir, proporcionando novas soluções e recursos a utilizar.

Mapa de Mundo – através das informações colhidas nas Técnicas Avaliativas é possível montar o Mapa Interno do cliente e formular as Técnicas Elaborativas.

Técnicas Elaborativas – a partir das informações levantadas, trabalham-se as verdadeiras causas que mantêm o problema. Intervém-se nas cenas do passado, provoca-se renegociações, redecisões, faz-se intervenções deliberadas no sistema que finalmente produzem as mudanças de associações.

A Hipnose Estratégica adota induções hipnóticas com a finalidade de examinar a situação problema, sua co-evolução e sua resolução, assim como as alianças e coalizões que o sistema estabeleceu em torno dele.

A Hipnose Estratégica se diferencia da abordagem Naturalista pela introdução de procedimentos como: os critérios diagnósticos, processos formais de indução do transe e eliciação. Busca-se através do Diagnóstico Estratégico e das Técnicas Avaliativas intervenções eficientes e desencadeadoras de mudanças e soluções alcançadas com ajuda das Técnicas Elaborativas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus...

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas - Gastão Ribeiro

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas O uso de metáforas como instrumento terapêutico é uma ferramenta poderosa, especialmente quando associamos ao Cardio Mind. A metáfora é um método experiêncial que sinaliza novos caminhos de forma diferente. São estórias e analogias com o sentido de guiar as associações internas do cliente. É uma forma de sugestão indireta com múltiplas funções e em especial a de traçar um paralelo sobre o problema do cliente mostrando uma saída adaptativa. As metáforas tendem a atuar em nível inconsciente, contornando as resistências da mente consciente, proporcionando, assim, mudanças significativas. Erickson, ao falar de mente inconsciente possivelmente se referia ao hemisfério direito do cérebro (não dominante). As metáforas podem ser feitas de duas formas: por similaridade ou por analogia. Por similaridade, é utilizar as metáforas em situações que o cliente gosta. Por analogia, é contar casos parecidos como os do cliente, de uma forma indireta, o q...

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t...