Pular para o conteúdo principal

Memórias Procedimentais Gastão Ribeiro

Memórias Procedimentais

Nascemos com a maioria dos neurônios que teremos no cérebro, mas os padrões de conexão entre essas células se desenvolvem e se alteram ao longo vida. À vivencia e o nosso ambiente faz com que adquirimos novas capacidades, os neurônios formam uma teia, ou rede, que origina complexos conjuntos de circuitos neurais, por assim dizer que estão na base das nossas percepções, lembranças, comportamentos e hábitos.

Lembra-se da primeira vez em que você tentou dirigir um carro especialmente se a mudança de marchas era difícil? Mas foram suficientes alguns mais ou menos uma semana e meia para que a maioria de nós possa dirigir com uma mão, mudar a estação do rádio com a outra e, ao mesmo tempo, conversar com um amigo! Desenvolvemos no cérebro novo circuitos que nos capacitaram a vencer esse difícil desafio. E os nossos circuitos alteram diariamente; quanto mais praticamos e repetimos uma dada ação, mais consolidamos os circuitos necessários a esse comportamento. Ao reforçar este último, podemos fazer com que ele termine por se tornar automático.

Da mesma forma que capacidades físicas, como dirigirem um veículo, caminhar ou praticar um esporte, também as atitudes e comportamentos mentais e emocionais se automatizam por causa da repetição. Quando nos dedicamos repetidas vezes aos mesmos pensamentos e sentimentos, os circuitos mentais que estão na base desses padrões são reforçados. Em essência, nossos padrões mentais e emocionais se "solidificam" - ficam soldados - em nossos circuitos cerebrais. Isso explica por que às vezes nossa cabeça é tão dura e por que é tão difícil alterar percepções, emoções e atitudes.

Nos mecanismos da memória ligados a formação de um trauma se compõe de dois tipos: declarativa e não declarativa. A declarativa (explícita) seria a memória de fatos e eventos, ligados a nossa memória autobiográfica, que é memória narrativa do trauma. A memória não-declarativa (implícita) seriam as memórias formadas a partir do momento de congelamento onde não é permitida a descarga, que seriam as associações emocionais, a memória procedural (de procedimentos), memórias ligadas a habilidades e hábitos e as respostas condicionadas motoras sensoriais.

No estresse traumático existe uma ameaça a vida, levando a um estado de desamparo, que aciona mecanismos de sobrevivência que levam a resposta de congelamento. A resposta normal seria que posterior ao evento traumático houvesse uma "descarga" desta resposta de congelamento que extinguiria a resposta de fuga e a memória processual, extinguindo os estímulos condicionados somáticos. O não completar a limpeza dos resíduos de congelamento do trauma cria as associações condicionadas, que seriam as memórias procedimentais do trauma, como: medo; as experiências motoras sensoriais (gatilhos) do corpo; o estado emocional; e o estado autonômico de excitação. Estas memórias procedimentais associadas às memórias declarativas conduzem ao medo ou a traumatização. E são reforçadas continuamente como nos exemplos citados acima.

Comentários

urzedomonte disse…
Obrigada pela ajuda. A memória tem caminhos que, estando à mão, são desconhecidos para a maioria de nóa. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Traumatização vicariante - Gastão Ribeiro

A Traumatização vicariante Gastão Ribeiro A Traumatização vicariante é um novo conceito que as pessoas que trabalham com combatem a violência. O Trauma Vicariante é aquele que acontece pela expo¬sição a histórias traumáticas de outra pessoa. Isso foi inicialmente estudado entre conselheiros, líderes religiosos e profissionais médicos trabalhando em países em guerra. Apesar dos profissionais de ajuda nunca terem sido submetidos a um bombardeio, tiros ou ataque militar apenas a escutar a mesma história várias vezes de seus clientes, pacientes ou membros da igreja causam o Trauma Vicariante. E isso parece ter um efeito cumulativo causando medo, raiva ou sofrimento emocional no indivíduo que escutou a mesma história vári¬as vezes, apesar de, talvez, ele não ter sofrido o trauma inicial. O trauma vicariante é resultado e processo do compromisso empático entre o paciente e o terapeuta do trauma, que lidando tão próxima e frequentemente com situações de intenso impacto emocional negati