Pular para o conteúdo principal

O que fazer com uma criança logo após um trauma - Gastão Ribeiro

O que fazer com uma criança logo após um trauma
Gastão Ribeiro


Uma das grandes questões no trabalho preventivo com traumas é o que fazer com uma criança logo após um trauma. A criança se encontra em estado de alerta, nesta hora algumas estruturas do cérebro parece funcionar mais que as outras inibindo todo o trabalho cognitivo. Para exemplificar o que esta sendo colocado: o trauma acontece a criança tenta usar o engajamento social para se safar (em um assalto tentamos conversar com o agressor), caso isso não funcione a amígdala do hipocampo faz um seqüestro do cérebro, isto é, detecta a emergência e recruta o resto do cérebro para o seu plano de emergência, nesse momento é acionado o fugir, lutar e congelar. Sendo que o nosso cérebro pensante, o neocórtex, ainda não percebeu o que está acontecendo. Portanto o circuito neural que é acionado na resposta de trauma envolve partes corticais e subcorticais. E o pior é que este seqüestro cortical que provoca a sensação na criança de alerta vão formar mais tarde as memórias sub corticais do trauma (leia http://gastaoribeiro.blogspot.com/2010/09/memorias-procedimentais-gastao-ribeiro.html ).

È preciso desativar este estado de alerta e com isto impossibilitando a formação de memórias procedimentais do trauma. Sabemos na pratica que técnicas psicosensoriais como, Técnica Psicosensorial, TFT, EFT, TAT podem ser usadas como profilaxia ou tratamento deste estado de alerta. Mas como a maioria das pessoas não sabem estas técnicas, existe um procedimento extremamente simples e eficiente neste momento, a Coerência Cardíaca. Fizemos um pequeno protocolo que pode ser usado por todos que trabalham com crianças em situação de risco, vamos lá:
1. Peça a criança para estimular o ponto do Karatê(bater rapidamente com a outra mão no ponto onde damos um golpe de karatê).
2. Peça que faça um esforço para afastar a sua mente apressada ou das emoções perturbadoras para área ao redor do coração. Finja que esta respirando através do coração para ajudar a concentrar a sua energia nesta área. Mantenha a concentração aí pelo menos dez segundos.
3. Peça que ela lembre-se de um sentimento positivo ou divertido, ou de uma época boa que ela teve na vida, e tente revive-los.
4. Agora mantenha-se assim por alguns minutos aproveitando este momento agradável de conexão com o coração
5. Peça para ela sentir o coração limpando todo medo, todo o susto e todos os sentimentos negativos que o trauma causou.
6. Repita este exercício pelo menos uma vez por dia, até interar um mês.

Este exercício simples será muito útil e talvez impeça que o trauma se instale como patologia, use e abuse e vejam o resultado

Fonte – Coerência Cardíaca – Apostila de curso – Gastão Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t