Pular para o conteúdo principal

DESNOS Transtorno de Extremo Estresse - Gastão Ribeiro

DESNOS Transtorno de Extremo Estresse
Gastão Ribeiro


Crianças e adultos que são expostos a traumas crônicos e repetitivos demonstram distúrbios psicológicos que não se encaixam no diagnóstico de Transtornos de Estresse Pós-traumático (TEPT). O DSM- IV (American Psychiatric Association, 1994) estudou 400 pacientes traumatizados vítimas de traumas crônicos e prolongados, e em especial trauma que aconteceram no início do ciclo de vida, e descobriu que estas pessoas tinham uma alta incidência de problemas com a regulação de afeto e impulsos, com memória e atenção, dificuldades de auto-percepção, dificuldades nas relações interpessoais, somatização. Tais estudos levaram a uma reavaliação da patologia TEPT

Portanto o DESNOS ou Transtorno de extremo estresse é uma patologia resultante da exposição a traumas múltiplos e crônicos ou a exposição a altos níveis de estresse crônico. Considerando Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) pode se desenvolver a partir da exposição a um único evento traumático, o DESNOS seria resultado de traumas crônicos e de múltiplas exposições a um ou mais traumas.

Quando o organismo humano é repetidamente exposto ao estresse traumático, ocorrem disfunções em funções cerebrais e estruturais, como: funções endócrinas, função imunológica e a excitação do sistema nervoso autônomo. Estas perturbações biológicas interagem com aspectos psicológicos, emocionais, e cognitivos e uma sintomatologia que não se encaixa no diagnóstico de TEPT.

O DESNOS é um trauma que envolve vitimização interpessoal, onde ocorrem vários eventos traumáticos, ou eventos traumáticos de duração prolongada. Distúrbios em seis áreas de funcionamento são necessários para o diagnóstico de DESNOS:
(1) Regulação de afeto e impulsos;
(2) Atenção ou consciência;
(3) Na auto-percepção;
(4) Dificuldades nas relações interpessoais;
(5) Somatização;
(6) Alteração nos sistemas de significado

Além de alterações na regulação do afeto e das emoções, no DESNOS é comum a dificuldade de modulação da raiva, tendência a auto destrutibilidade, sendo comum acontecer do paciente se cortar, aparecimento de comportamento e preocupação suicida, dificuldades modularem envolvimento sexual e uma atitude de assumir riscos excessivos.

Estes casos de DESNOS é muito comum aparecer em crianças que sofrem de abuso sexual, violência doméstica, em mulheres vítimas de violência, tortura entre outras.

Fonte – A Neurofisiologia do Transtorno de Estresse Pós-traumático. Gastão Ribeiro – Apostila de curso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus...

Sincronizando corações - Gastão Ribeiro

Com um olhar mães e bebés sincronizam bater do coração Este comportamento já tinha sido estudado em animais, mas é a primeira vez que o mesmo é sugerido em humanos Mães e filhos podem sincronizar o bater dos seus corações através de gestos simples como olhar ou sorrir, de acordo com investigadores da universidade de Bar-Ilan, em Israel. Os investigadores descobriram que os afetos visíveis das mães têm efeitos psicológicos em bebés de três meses e estudaram-nos, medindo o ritmo cardíaco. Atendeu-se à sincronização de afetos e da voz, provando-se uma maior sincronização biológica nesses momentos, explicaram os investigadores à publicação Enfant Behavior and Development. Este tipo de comportamento já tinha sido estudado em animais, ficando provado que as interações sociais afetam o o corpo do bebé animal, mas esta é a primeira vez que o mesmo é sugerido em humanos.

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas - Gastão Ribeiro

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas O uso de metáforas como instrumento terapêutico é uma ferramenta poderosa, especialmente quando associamos ao Cardio Mind. A metáfora é um método experiêncial que sinaliza novos caminhos de forma diferente. São estórias e analogias com o sentido de guiar as associações internas do cliente. É uma forma de sugestão indireta com múltiplas funções e em especial a de traçar um paralelo sobre o problema do cliente mostrando uma saída adaptativa. As metáforas tendem a atuar em nível inconsciente, contornando as resistências da mente consciente, proporcionando, assim, mudanças significativas. Erickson, ao falar de mente inconsciente possivelmente se referia ao hemisfério direito do cérebro (não dominante). As metáforas podem ser feitas de duas formas: por similaridade ou por analogia. Por similaridade, é utilizar as metáforas em situações que o cliente gosta. Por analogia, é contar casos parecidos como os do cliente, de uma forma indireta, o q...