Pular para o conteúdo principal

BSFF – BeSetFreeFast

BSFF – BeSetFreeFast
Gastão Ribeiro


A idéia de associar Psicoterapia aos Novos Paradigmas é essencial aos terapeutas do novo século. A associação de psicoterapia as novas idéias de neurociências, a buscar a junção da mente e do corpo, são hoje essenciais a pratica clinica. Isto tem sido no usado no Projeto e Espaço Trauma para estabelecer a estratégia e o processo terapêutico.

As Terapias Energéticas ou Psicologia Energética são uma série de técnicas de psicoterapia baseadas no que Einstein chamou de sistemas “energia sutil” do corpo. Tais terapias se baseiam na compreensão dos sistemas meridianos do corpo e na maneira que os campos de energia do pensamento interagem com o corpo, onde energia, pensamento e emoção se sobrepõem.

Uma delas é o BSFF - BeSetFreeFast que foi criada por Larry Nims, psicólogo clínico, dentro do paradigma da Psicologia da Energia. O termo "Fast" é às iniciais de: Fear, Anger, Sadness e Trauma (medo, raiva, tristeza e trauma). Estas são precisamente as emoções básicas que este método se propõe tratar.

Para Nims as Emoções negativas não resolvidas são as "raízes emocionais" dos problemas. Estas emoções não resolvidas ficaram travadas num sistema de circuitos eletromagnéticos do corpo, que poderiam ser os chamados meridianos de energia utilizados pela Medicina Tradicional Chinesa para explicar os seus métodos de cura.

O BSFF trabalha com a idéia de que por traz dos problemas exista um sistema de crenças que ficou enrijecido. Este enrijecimento do sistema de crenças dará a direção, o propósito, a freqüência e a duração dos sintomas, comportamentos e pensamentos problemáticos.

As emoções seriam as "raízes emocionais" dos problemas, que travados e armazenados no circuito energético, criam os sintomas. Uma vez que este sistema é alterado e balanceado se estabelece de maneira automática os padrões de auto cura emocional do corpo.

O BSFF é uma técnica simples e de manejo fácil. Sendo uma das técnicas que mais uso na minha pratica clínica. Ela também estabelece uma âncora que acionada pelo cliente configura um sistema equilibrado energético e pessoal.

Fonte - Novas Estratégias Energéticas em Psicoterapia: NAEM, ESR e BSFF – Apostila de curso – Gastão Ribeiro - 2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t