Pular para o conteúdo principal

As Razões do Coração - Coerência Cardíaca

As Razões do Coração - Coerência Cardíaca
Gastão Ribeiro

O coração e a mente precisam andar em equilíbrio e descobertas sobre o funcionamento do coração associado ao cérebro emocional têm demonstrado a existência de uma conexão fisiológica direta entre esses dois órgãos do corpo. A esta comunicação equilibrada e harmônica entre o coração e o cérebro é denomina-se Coerência Cardíaca.

A Coerência Cardíaca é uma técnica criada pelo Institute HeartMath que descobriu que em situações de estresse, ansiedade, depressão ou cólera, o ritmo cardíaco se torna "caótico", ao contrário dos estados de bem-estar, quando se mostra "coerente". O ritmo cardíaco influi diretamente na pressão arterial, na respiração e também no funcionamento do sistema imunológico.

A Conexão do Coração e da Mente

Dentro do coração existem 40 mil axônios que tem uma ligação direta com o cérebro emocional, em uma conexão estreitamente íntima. O reflexo direto desse vaivém entre o cérebro emocional e o coração é a variação dos batimentos cardíacos.Entre o nascimento, quando a variação é mais forte, e a proximidade da morte, mais baixa, o ser humano perde cerca de 3% de sua capacidade de variabilidade cardíaca. Existe uma variação considerada normal e saudável, que é sinal do bom funcionamento do "freio" e do "acelerador" do coração.
Em situações emocionais negativas alteram o ritmo cardíaco. Ele se torna "caótico", ao contrário dos estados de bem-estar, quando se mostra "coerente". Estudos sobre como manter um ritmo cardíaco "coerente" concluíram o controle interior da própria fisiologia através de pequenos exercícios controla o ritmo do coração. Por meio de exercícios respiratórios simples, consegue-se esta "coerência" evitando o "caos", associados ao estresse e estados depressivos.

Em um estudo publicado no "American Journal of Cardiology", no entanto, pesquisadores do Instituto HeartMath, da Califórnia, mostram que uma simples lembrança positiva induz a uma rápida transição da variação cardíaca ao ritmo "coerente". Na Inglaterra, 6.000 executivos de grandes empresas, como Shell, British Petroleum, Hewlett-Packard e Unilever, foram treinados para realizarem exercícios que os ajudassem a manter uma coerência cardíaca. O mesmo ocorreu nos EUA, com empregados da Motorola e funcionários do governo da Califórnia.
Outro estudo, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, sugere que a coerência cardíaca favorece o equilíbrio hormonal: após um mês de prática de exercícios (30 minutos diários, cinco dias por semana) que promovem o "ritmo coerente", a taxa de DHEA (dehidro-epi-androsterona), o chamado "hormônio da juventude", dobrou.

A Inteligência do Coração

O coração e o corpo pensam. Essa memória ficaria armazenada em todas as células do organismo, pois transplantados especialmente os de coração, relatam memórias dos receptores isto seria fruto da nossa memória celular. Propõe-se, hoje, que exista outro nível de inteligência, a corporal que na verdade é o nosso conjunto de memórias celulares. O raciocínio é cerebral, mas o sentir é cardíaco.

Este paradigma é novo, deve-se estar aberto para experimentar um nível sutil de realidade que ainda não nos é familiar, permite acessar outro nível de comunicação, com a esfera física de seu próprio ser. É uma informação de primeira mão, sem intermediário, que não necessita de quaisquer ferramentas adicionais.

A conexão com o coração provoca mudanças fisiológicas no corpo. Ocorre uma harmonia do ritmo cardíaco, um equilíbrio do sistema nervoso provocando uma regulação da pressão arterial e de outras glândulas e órgãos. Esta harmonização permite que os centros de percepção do cérebro processem as informações com mais eficiência, permitindo que novas soluções intuitivas alcancem a mente consciente.

O termo intuição quando se usa Coerência Cardíaca tem um sentido diferente. A intuição seria um processo de inteligência e compreensão que transcende os processos lineares e lógicos de pensamento. É a faculdade do conhecimento direto, como se por instinto, sem raciocínio consciente. A intuição seria conhecimento puro, não-transmitido e inferencial associado com introvisão aguda e rápida.

Acessando a Coerência Cardíaca

Temos duas formas de acessar a Coerência Cardíaca, através da respiração de um peque no exercício. Através da respiração é o seguinte: comece fazendo duas respirações lentas e profundas, que estimulam o sistema parassimpático e favorecem o "freio" fisiológico. Em seguida, acompanha atentamente a expiração até o final e deixa, após uma pausa de alguns segundos, que a inspiração retome naturalmente. Numa segunda etapa, deve-se imaginar que a respiração lenta e profunda é realizada na região do coração. Por fim, a concentração deve ser dirigida à sensação de calor ou de expansão no peito e, depois, incorporada à respiração e com um pensamento positivo.

A Coerência Cardíaca pode ser feita a partir de alguns passos básicos:
1. Faça um esforço para afastar a sua mente apressada ou das emoções perturbadoras para área ao redor do coração. Finja que esta respirando através do coração para ajudar a concentrar a sua energia nesta área. Mantenha a concentração aí pelo menos dez segundos.
2. Lembra-se de um sentimento positivo ou divertido, ou de uma época boa que você teve na vida, e tente revive-los.
3. Agora mantenha-se assim por alguns minutos aproveitando este momento agradável de conexão com o coração.

A Coerência Cardíaca e pesquisas do Projeto Trauma Infantil

Uma das técnicas que estamos pesquisando no Projeto Trauma Infantil é a Coerência Cardíaca. Ela tem inúmeras aplicações desde o aumento de potencial criativo ao controle de ansiedade antecipatória, podendo ser utilizada em várias situações, como aumento de desempenho de atletas, concursos, e em tratamento de patologias como traumas, fobias, ansiedade generalizada, entre outras.

A Coerência Cardíaca pode também ser utilizada na desensibilização de traumas. Uma das descobertas do Projeto foi de que a Coerência Cardíaca consegue atuar nas Inversões Psicológicas que um Trauma provoca. Os 40 mil axônios presentes no coração têm uma ligação direta com o cérebro reptiliano que controla os batimentos cardíacos. O tronco cerebral que faz parte do cérebro reptiliano é responsável pelo controle de comportamentos involuntários (não acessíveis à mente consciente), tais como os batimentos cardíacos e o funcionamento pulmonar. E isto é observado em todos os vertebrados. O reflexo direto desse vaivém que a Coerência Cardíaca faz entre o cérebro emocional e o coração provoca uma normalização do ritmo dos batimentos cardíacos e, além disto, uma normalização das Inversões Psicológicas, acionando os poderes de auto cura do corpo.

Portanto Coerência Cardíaca associada a Hipnose ou a técnicas de PRI, Processamento Rápido de Informações podem ser usadas na desensibilização de TEPT.

Fonte – Apostila de Hipnoterapia Infantil – 2008 - Gastão Ribeiro.
Apostila de Psicoterapia do Trauma – Módulo 3 – O Uso da Hipnose com Traumas – 2007 - Gastão Ribeiro.
Apostila de Psicoterapia do Trauma – O Diagnóstico Energético – 2008 - Gastão Ribeiro.Doc Childre, Howard Martin, Donna Beech - A Solução Heartmath – 2001 – Cultrix.
Servan- Schreiber - Curar – Editora Sá – 2004.Scaer, R. (2001). The Body Bears the Burden: Trauma, Dissociation and Disease, Binghampton: - The Haworth Press, 2001.


Comentários

Comecei a fazer o exercício de coerência cardíaca e melhorou muito a minha dificuldade respiratória, provinda de situações estressantes e de ansiedades.

Leandro Xavier Psicoterapeuta Holístico
glaucia guarino disse…
Sou neuropsicopedagoga, e atuo na rede munincipal de Jundiaí como professora em um bairro de periferia com crianças de 4 a 5 anos com alto grau de stress; alem de trabalhar como voluntária no GAAD - Semente/Grupo de Apoio à Adoção Semente.
Por perceber meus alunos com muitas características decorrentes de altos níveis de stress emocional, comecei em 2016 a fazer atividades de frequência cardíaca em sala de aula e obtive resultados incríveis; assim como obtive otimos resultados com as crianças do GAAD Semente.
Me encantei com as possibilidades educacionais da técnica, e sou fã ardorosa.
Gláucia Guarino.
Neuropsicopedagoga, Auriculoterapeuta e Terapeuta Integrativa.

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus...

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas - Gastão Ribeiro

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas O uso de metáforas como instrumento terapêutico é uma ferramenta poderosa, especialmente quando associamos ao Cardio Mind. A metáfora é um método experiêncial que sinaliza novos caminhos de forma diferente. São estórias e analogias com o sentido de guiar as associações internas do cliente. É uma forma de sugestão indireta com múltiplas funções e em especial a de traçar um paralelo sobre o problema do cliente mostrando uma saída adaptativa. As metáforas tendem a atuar em nível inconsciente, contornando as resistências da mente consciente, proporcionando, assim, mudanças significativas. Erickson, ao falar de mente inconsciente possivelmente se referia ao hemisfério direito do cérebro (não dominante). As metáforas podem ser feitas de duas formas: por similaridade ou por analogia. Por similaridade, é utilizar as metáforas em situações que o cliente gosta. Por analogia, é contar casos parecidos como os do cliente, de uma forma indireta, o q...

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t...