Pular para o conteúdo principal

O Trabalho de Robert Scaer

O Trabalho de Robert Scaer

Os Traumas e seus Gatilhos

Um trauma e seus efeitos não podem ser entendidos de uma forma apenas cognitiva, sem levar em conta os aspectos corporais. Um trauma pode provocar transtornos e sintomas como, Pânico, dor muito antes de existir a memória declarativa, isto se chama gatilho. Neste caso existem apenas rastros somáticos ou emocionais em vez de acessar uma recordação verbal do trauma. Portanto muitas vezes um trauma pode provocar a sensação de Pânico ou dor sem o acesso de memórias declarativas.

E são estes rastros somáticos ou gatilhos o que Robert Scaer e Ana do Valle vem ensinar no Brasil. A Desordem de Integração Sensorial, gatilhos ou rastros somáticos acontece quando um indivíduo não consegue desenvolver a capacidade de perceber, aprender e organizar sensações recebidas do seu corpo e do meio para executar atividades voluntárias e significativas.

A Desordem de Integração Sensorial é um dos grandes dificultadores da auto-regulação de crianças, adolescentes e adultos na nossa sociedade. Está presente em vários sintomas como: os Transtornos de Ansiedade, Transtorno de Estresse Pós-traumático, Transtornos de Humor, Síndrome de Tourette, TDAH, Dificuldades de Aprendizagem e uma variedade grande de síndromes somáticas e de dores crônicas.

A Desordem de Integração Sensorial e suas Implicações na Resolução do Trauma

A Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente. A Desordem de Integração Sensorial acontece quando um indivíduo não consegue desenvolver a capacidade de perceber, aprender e organizar sensações recebidas do seu corpo e do meio para executar atividades voluntárias e significativas.

A Desordem de Integração Sensorial é um dos grandes dificultadores da auto-regulação de crianças, adolescentes e adultos na nossa sociedade. Está presente em vários sintomas como: os Transtornos de Ansiedade, Transtorno de Estresse Pós-traumático, Transtornos de Humor, Síndrome de Tourette, TDAH, Dificuldades de Aprendizagem e uma variedade grande de síndromes somáticas e de dores crônicas.

As dificuldades em regular e coordenar o nível de atividade neural para planejar os movimentos do corpo no espaço, e para interpretar corretamente os inputs sensoriais são sintomas comuns na Desordem de Integração Sensorial. A dificuldade em assimilar os vários estímulos sensoriais (auditivos, visuais, táteis, motores e olfativos) é comum na Desordem de Integração Sensorial, assim como entender os vários inputs sensoriais.

O Workshop

Este workshop tem como objetivo promover os conhecimentos básicos da fisiopatologia cerebral da Desordem de Integração Sensorial e sua ligação com a fisiopatologia do trauma. Apresentará um amplo espectro da experiência traumática na nossa cultura, e as outras doenças e síndromes que estão relacionadas à fisiopatologia do trauma.

O workshop promoverá um treinamento prático que inclui informações diagnósticas para identificar a Desordem de Integração Sensorial e as técnicas de intervenção prática na regulação de habilidades de processamento sensório-motor. Os participantes irão experienciar exercícios que ajudarão a regular a intensidade e freqüência do estímulo sensório de modo a promover integração com o sistema nervoso.

Este é um workshop imperdível e é uma continuação da Terapia de Trauma, portanto se puderem participar aproveitem.

Programa do Workshop

1. Identificar e definir a Desordem de Integração Sensorial e sua relação com o trauma.
2. Entender a base da fisiopatologia cerebral para o trauma/DIS e como isto explica os sintomas de TEPT e muitos outros transtornos de saúde mental.
3. Aplicar este conhecimento aos procedimentos básicos para a cura do trauma.
4. Desenvolver a rede segura para o processamento sensório: avaliar a apresentação e integração do input sensório em atividades criativas.
5. O Trauma: uma corrupção da memória devido à resposta de luta/fuga/congelamento não resolvida.
6. Implicações para uma diversidade de transtornos funcionais somáticos e emocionais.
7. A natureza do trauma cultural e suas implicações para a saúde.
8. Um novo conceito de dissociação e sua implicação para a cura.
9. A ligação entre Desordem de Integração Sensorial e o trauma: fisiopatologia e ferramentas de proteção.
10. O papel dos sistemas sensórios específicos na Desordem de Integração Sensorial: (tátil, visual, vestibular, consciência temporal, proprioceptivo, gustativa e olfativa).
11. Um modelo de terapia baseada no sensório para equilíbrio e função na vida diária.
12. Redução de comportamentos de busca (seeking behaviors) e sobrecarga sensória na comunidade e na escola.
13. Práticas básicas conscientes para auto-regulação.
Este workshop está disponível para profissionais da área de saúde: psicólogo, médico, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, assistente social, acupunturista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus...

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas - Gastão Ribeiro

O Uso de Cardio Mind com Metáforas Terapêuticas O uso de metáforas como instrumento terapêutico é uma ferramenta poderosa, especialmente quando associamos ao Cardio Mind. A metáfora é um método experiêncial que sinaliza novos caminhos de forma diferente. São estórias e analogias com o sentido de guiar as associações internas do cliente. É uma forma de sugestão indireta com múltiplas funções e em especial a de traçar um paralelo sobre o problema do cliente mostrando uma saída adaptativa. As metáforas tendem a atuar em nível inconsciente, contornando as resistências da mente consciente, proporcionando, assim, mudanças significativas. Erickson, ao falar de mente inconsciente possivelmente se referia ao hemisfério direito do cérebro (não dominante). As metáforas podem ser feitas de duas formas: por similaridade ou por analogia. Por similaridade, é utilizar as metáforas em situações que o cliente gosta. Por analogia, é contar casos parecidos como os do cliente, de uma forma indireta, o q...

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t...