Pular para o conteúdo principal

Sobre Robert Scaer e Ana do Valle

Sobre Robert Scaer e Ana do Valle

Robert Scaer nos últimos 20 anos foi Diretor Médico dos Serviços de reabilitação no Centro Mapleton in Boulder, CO onde se especialoizou em Traumas Automotivos. Durante este período ele estudou de forma minuciosa o papel dos traumas e suas contribuições em muitas doenças e síndromes físicas. Publicou vários artigos e dois livros: O Body Bears the Burden: Trauma, Dissociation and Disease , and The Trauma Spectrum: Hidden Wounds and Human Resiliency. Scaer atualmente prossegue a sua carreira dando palestras e workshops na área de traumatologia.
Robert Scaer talvez seja hoje no mundo o grande teórico sobre TEPT. É um grande pesquisador que além de ter um trabalho bem estruturado na pratica com TEPT, estudas as novas abordagens nos trazendo um feedback sobre elas.

O Trabalho do Scaer

É de Robert Scaer os mais novas conceitos sobre traumas no mundo. É dele o o conceito de barreiras ligado ao TEPT. “As pessoas a partir de suas experiências da vida passam a criar barreiras e limites de proteção e segurança. Um trauma é uma situação que distorce ou rompe aquelas barreiras, criando com isso uma perda da sensação de segurança em relação ao mundo. A ruptura desta barreira causaria confusões perceptivas responsáveis pelos sintomas de TEPT.”

Vêm de Scaer as melhores formulações teóricas sobre Dissociação ligada ao TEPT. A Dissociação ocorre quando a ansiedade se torna tão esmagadores que certos aspectos da personalidade se tornam dissociados ou se dividem um do outro. As manifestações de dissociação servem para proteger o individuo do conflito que produz a ansiedade. A Dissociação é um mecanismo de proteção psicológica ao medo e a ansiedade.

Scaer faz a ponte entre a Dissociação e uma série de patologias clínicas e emocionais ligadas ao TEPT. Os estudos do cientista americano associam um grande número de dores e enfermidades crônicas - como cistite, síndrome da fadiga crônica e até doenças auto-imunes como as alergias - a manifestações clínicas pós-trauma.

As conclusões de Robert Scaer o levaram a propor método de tratamento multidisciplinar para doenças relacionadas ao estresse traumático, com envolvimento de médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e outros profissionais na viabilização da cura. Ele deixa claro a ligação entre o TEPT e a dissociação como pano de fundo de sintomas como: Fibromialgia, Dor Miofascial, Pânico, TOC, TODA, TDAH, entre outras.

Efeito Chicote ou Whiplash Syndrome

Ele também introduz o conceito de Efeito Chicote ou Whiplash Syndrome. A Síndrome do “Efeito chicote” constitui um modelo de traumatização que aparecem como um dano físico, e que muitos de seus sintomas e manifestações clínicas são, na realidade, respostas universais frente a uma ameaça de vida num estado de desamparo (Scaer, 1997, 1999, 2001). Os sintomas mais comuns são o entorpecimento e de um estado alterado de consciência freqüentemente atribuídos à concussão pela batida. Podemos compreender os sintomas clínicos subseqüentes nos baseando em teorias de como acontece à ativação cíclica límbica (kindling) no desenvolvimento do ciclo de ativação da memória no TEPT.

Robert Scaer é um médico neurologista americano, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Scaer, membro da Sociedade Americana de Neuroreabilitação e da Academia Americana de Neurologia, é considerado um dos maiores pesquisadores do mundo em doenças relacionadas ao trauma.
Em 30 anos de pesquisa, Robert Scaer trouxe contribuições significativas para os estudos das relações entre traumas e doenças. Ele sustenta que acidentes de trânsito, assaltos, traumas infantis e até intra-uterinos afetam não apenas a mente mas também provocam mudanças em receptores químicos no cérebro e, conseqüentemente, alteram a funcionalidade do organismo.

Ana do Valle

Ana do Valle é brasileira e Terapeuta Ocupacional e terapeuta centrada no corpo, especializada em auto-regulação relacionada ao trauma e às disfunções de integração sensória. Ela é certificada na abordagem de desenvolvimento neurológico e integração sensória. Ana do Valle tem 26 anos de experiência na área de medicina física. Ela trabalha com clientes que sofrem de fibromialgia, Distrofia Simpático Reflexa, dor crônica e outros diagnósticos relacionados à desregulação do sistema nervoso autônomo. Ana tem artigos publicados na área de auto-regulação nos Estados Unidos e no Brasil.

Ana do Valle é Terapeuta Ocupacional e trabalha há muitos anos com Robert Scaer. Tem o seu trabalho centrado na auto-regulação relacionada ao trauma e às disfunções de integração sensória. Tem um trabalho com clientes que sofrem de fibromialgia, Distrofia Simpático Reflexa, dor crônica e outros diagnósticos relacionados à desregulação do sistema nervoso autônomo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t