Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Cérebro – Área Pré Frontal

Entendendo o Cérebro – Área Pré Frontal

A área pré-frontal do nosso cérebro apresenta três sub-regiões com funções distintas, porém integradas, cujo comprometimento produz síndromes com características específicas . O córtex dorsolateral , o córtex parietal posterior r o córtex orbito frontal .
O CPF dorsolateral está envolvido com as funções executivas, a memória operacional e a atenção. A memória operacional (memória de trabalho) armazena, temporariamente, informações correntes do desempenho atual que são comparadas com padrões já registrados e com os objetivos futuros, visando seleção, iniciação, monitoração e, se necessário, mudança de estratégias de comportamento que levarão o indivíduo a atingir um determinado objetivo.
A manutenção das informações na consciência envolve também o córtex parietal posterior. As lesões nessa região implicam dificuldades na formulação de objetivos, seleção de estratégias e auto-regulação, na falta de flexibilidade comportamental e em déficits de memória operacional.
O córtex orbito frontal está relacionado ao controle inibitório do comportamento e ao processamento de informações emocionais que influenciam o julgamento e a tomada de decisão. Sua lesão produz a síndrome da desinibição pré-frontal, que produz alterações marcantes da personalidade caracterizadas por comportamentos sexuais e sociais inadequados, por impulsividade e perda da capacidade de julgamento, previsão e insight. Indivíduos com a síndrome não tomam as decisões corretas e não parecem preocupados com as conseqüências de suas ações.
O córtex orbitomedial, representa do pela porção anterior do giro do cíngulo, denominado córtex cingulado anterior, integra o sistema límbico (SL) e participa do processamento de informações importantes para o humor. Lesões nessa região ou nas conexões entre o córtex e os sistemas subcorticais de recompensa afetam o comportamento emocional e social, deprimindo a motivação, a vontade e a capacidade para a experiência emocional.
Além dessa integração com áreas límbicas, o córtex cingulado anterior participa de processos de atenção, sendo importante para a direção da atenção para os objetivos. Constitui um sistema executivo de atenção que influencia a atividade das demais áreas frontais na seleção das informações relevantes para cada etapa do processamento nessas áreas. Participa de tarefas de maior complexidade (novas, difíceis ou que demandam atenção dividida) e de tarefas em que há necessidade de escolha pessoal.
Fonte – Leonor Bezerra Guerra

Comentários

VALEU A postagem tão rica de de conhecimentos , incisiva e clara, obrigada. Abçs.
Luciana Alves disse…
Bom dia, lendo este post, acabei por entender o meu problema, descobri que, devo ter algum problema, ou lesão na parte córtex pariental posterior, córtex orbito frontal, desinibição pre-frontal, córtex e regiões subcorticais, pois faço tratamento para depressão ha mais de 8 anos, que evoluiu para depressão afetivo bipolar, com períodos psicóticos. comecei a tomar venlifit, e quetiapina, tive muita melhora clinica, física, mas não tive melhora nos relacionamentos interpessoais. Gostaria de saber se tem algum tratamento terapêutico, exames e psicológicos, que pudessem ajudar a melhorar os relacionamentos.?

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Traumatização vicariante - Gastão Ribeiro

A Traumatização vicariante Gastão Ribeiro A Traumatização vicariante é um novo conceito que as pessoas que trabalham com combatem a violência. O Trauma Vicariante é aquele que acontece pela expo¬sição a histórias traumáticas de outra pessoa. Isso foi inicialmente estudado entre conselheiros, líderes religiosos e profissionais médicos trabalhando em países em guerra. Apesar dos profissionais de ajuda nunca terem sido submetidos a um bombardeio, tiros ou ataque militar apenas a escutar a mesma história várias vezes de seus clientes, pacientes ou membros da igreja causam o Trauma Vicariante. E isso parece ter um efeito cumulativo causando medo, raiva ou sofrimento emocional no indivíduo que escutou a mesma história vári¬as vezes, apesar de, talvez, ele não ter sofrido o trauma inicial. O trauma vicariante é resultado e processo do compromisso empático entre o paciente e o terapeuta do trauma, que lidando tão próxima e frequentemente com situações de intenso impacto emocional negati