Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Cérebro – O SNA e as respostas de ansiedade – Gastão Ribeiro

Entendendo o Cérebro – O SNA e as respostas de ansiedade


O Sistema Nervoso Autônomo SNA

Os órgãos (as "vísceras") do nosso corpo, tais como o coração, estômago e intestinos, são regulados por uma parte do sistema nervoso chamado sistema nervoso autônomo (SNA). O SNA faz parte do sistema nervoso periférico e controla vários órgãos e músculos no corpo. Na maioria das situações, não temos conhecimento do funcionamento da SNA porque funciona de uma forma involuntária e reflexiva. Por exemplo, nós não notamos quando os vasos sanguíneos mudam o tamanho ou quando o nosso coração bate mais rápido. No entanto, algumas pessoas podem ser treinadas para controlar algumas funções da SNA, tais como freqüência cardíaca ou pressão arterial.
O SNA é importante em duas situações:
1. “Em caso de emergências que causam estresse e nos obrigam a acionar os mecanismos de sobrevivência de “Lutar” ou ”fugir “.
2. E em não-emergências que nos permitem "descanso" e "digestão".

O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é composto por duas porções distintas: Simpático e Parassimpático, cujas ações são antagônicas. Estas duas vertentes atuam normalmente em simultâneo sendo do equilíbrio entre a força de ação de cada uma delas (tônus) que nasce a extrema capacidade regulatória do SNA, essas ações estendem-se a diversos domínios biofisiológicos do nosso organismo, incluindo o débito sanguíneo pelos tecidos.
Já o SNP autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras do Parassimpático que tem ação vasodilatadora mediante a libertação de acetilcolina.


A SNA regula:
Músculos
1. Da pele (ao redor dos folículos; músculo liso)
2. Em torno dos vasos sanguíneos (músculo liso)
3. Dos olhos (a íris, músculo liso)
4. Do estômago, intestinos e bexiga (músculo liso)
5. Do coração (músculo cardíaco)
6. Glândulas

O SNA é dividido em três partes:
1. O sistema nervoso simpático
2. O sistema nervoso parassimpático
3. O sistema nervoso entérico.

O sistema nervoso autônomo divide-se em: sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático e entérico. De modo geral, esses dois sistemas têm funções contrárias (antagônicas). Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em ação para diminuir as contrações desses órgãos.

O Sistema Nervoso Simpático
Quando estamos caminhando no parque de repente, um urso cachorro anti-social aparece em seu caminho. Nestes momentos acionamos os mecanismos de sobrevivência de lutar ou fugir O sistema nervoso simpático é posto em ação e aumenta a sua pressão arterial, seu coração bate mais rápido, e digestão fica mais lento.
O sistema nervoso simpático origina na medula espinhal. De modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. O Simpático tem ação essencialmente vasoconstritora, mediante a libertação do neurotransmissor norepinefrina (vasocontritor) pelos seus botões terminais, ao contrário do Parassimpático.
Dois fatos mais sobre o sistema nervoso simpático: a sinapse no gânglio simpático usa acetilcolina como neurotransmissor , a sinapse do neurônio pós-ganglionar com o órgão de destino usa o neurotransmissor chamado noradrenalina. (Claro, há uma exceção: o neurônio simpático pós-ganglionar, que termina no glândulas sudoríparas usa acetilcolina).

O Sistema Nervoso Parassimpático

É um dia bonito de sol ... você está tendo uma boa caminhada no parque. Desta vez, porém, você decide relaxarna cadeira confortável que você trouxe longitudinalmente. Isto chama para "descansar e digerir" as respostas. Agora é a hora para o sistema nervoso parassimpático a trabalhar para economizar energia - o seu diminui a pressão arterial, o coração bate mais lento ea digestão pode começar
O sistema nervoso parassimpático estão localizados na medula espinhal (região sacral) e na medula. Na medula, os nervos cranianos III, VII, IX e X formam a fibras parassimpáticas pré-ganglionares. As fibras pré-ganglionares da medula espinal medula ou projetos de núcleos muito próximos ao órgão-alvo e faz a sinapse. Este sinapse usa o neurotransmissor chamado acetilcolina. A partir deste gânglio, o neurônio ganglionar projectos-post para o órgão alvo e usa acetilcolina novamente no seu terminal.
Aqui está um resumo de alguns dos efeitos da estimulação simpática e parassimpática. Observe que os efeitos são geralmente em oposição um ao outro.
Note-se que o sistema nervoso autônomo está sempre trabalhando. Não é apenas ativa durante a "luta ou fuga" ou "descansar e digerir" as situações. Pelo contrário, o sistema nervoso autônomo atua para manter normais as funções internas e trabalha com o sistema nervoso somático.
O sistema nervoso entérico é uma terceira divisão do sistema nervoso autônomo que você não ouve falar muito. O sistema nervoso entérico é uma trama de fibras nervosas que inervam as vísceras (trato gastrintestinal, pâncreas e vesícula biliar).

O SNA e os mecanismos de Trauma e ansiedade
O Transtorno estresse pós-traumático é definido na maioria das vezes por suas causas ou sintomas do que pelos mecanismos neurofuncionais, psicológicos e físicos envolvidos. Levine oferece uma nova e fascinante visão do trauma. Para Levine as pessoas se traumatizam por um largo espectro de experiências. Para ele os sintomas do TEPT formam um processo em espiral que aciona mecanismos biológicos primitivos que pertencem à herança evolutiva. As reações do organismo para sobreviver a uma ameaça são: fugir, lutar ou congelar. Quando as respostas de fuga ou luta são impedidas, a imagem do evento fica congelada, criando uma grande confusão nas pessoas, impedido-as de ter uma vida normal2. De acordo com Levine as respostas de lutar, fugir e congelar frente a uma ameaça são essenciais aos meios de sobrevivência das espécies; são recursos de proteção, acionados diante as ameaças.
Este sistema de reações do organismo à experiências que envolve perigo tem uma relação íntima como SNA. As respostas de luta, fuga e mesmo de congelamento é mediada pelo SNA. Algumas crises de ansiedade ligadas a TAG ou mesmo ao pânico também tem uma relação íntima com SNA.

Fonte – Apostila de curso – Coerência Cardíaca – Gastão Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t