Pular para o conteúdo principal

Hipnose moderna - Gastão Ribeiro

Hipnose moderna
Por Gastão Ribeiro

O USO DO TRANSE INFORMAL EM HIPNOSE


A Utilização da Linguagem Terapêutica ou a Hipnose Moderna é um novo conceito criado no meio hipnótico. A Hipnose Moderna é o transe sem transe, é o uso da ferramenta hipnose e todas as suas características no processo formal de psicoterapia. É criar um processo informal de transe, através do uso de linguagem hipnótica, confusão mental, redefinição, não estabelecendo o transe formal.

Utiliza um nível de transe leve, onde as ferramentas hipnóticas são usadas de forma criteriosa e estratégica para alcançar o efeito terapêutico. As ferramentas hipnóticas extremamente úteis no trabalho com crianças e adolescentes associadas a jogos de mesa e técnicas projetivas.

O Transe Leve:
O Transe Leve é o primeiro estado de transe e se caracteriza por: Relaxamento; Catalepsia de pálpebras; Olhos fechados; Sensação de peso; Catalepsia corporal leve; Respiração lenta e profunda; Músculos faciais rígidos; Anestesia de luva; Sugestibilidade para sugestão pós-hipnóticas.
Na Hipnose Moderna, muitos destes sinais, citados acima, não aparecem, pois utilizamos processos informais de transe. A linguagem hipnótica é usada para focar atenção e o tom de voz para alcançar os objetivos terapêuticos.

A Linguagem Hipnótica:

O tom da voz também influencia na relação hipnótica, uma voz entonada é capaz de trabalhar os dois hemisférios cerebrais, se mostra bem útil para a dissociação mente consciente, mente inconsciente. Quando queremos acessar a mente racional durante um transe hipnótico devemos usar um tom de voz mais claro e metódico e para acessar a mente inconsciente, devemos usar de sensibilidade, musicalidade, portanto, devemos usar um tom melódico.
No nosso cérebro existem padrões de seqüências eletroquímicas que se propagam em certas freqüências. São elas:
1. Nível BETA – Freqüências cerebrais a partir dos 14 ciclos por segundo. Corresponde ao estado de vigília, estando associado ao mundo físico, à ação, aos 5 sentidos físicos (visão, audição, olfato, paladar e tacto) e percepção das dimensões espaciais e tempo; Pensa-se que pode atingir um máximo de 70 hz.

2. Nível ALFA - Freqüências cerebrais entre os 7 e os 14 ciclos por segundo. É o nível consciente interior, estando associado aos pensamentos e intuição ou aos sentidos internos, onde os conceitos de espaço e tempo deixam de existir. Pode ser alcançada através de relaxamento, meditação, devaneio (durante o dia) ou durante o sonho (à noite). Na maioria dos casos, o estado de hipnose acontece neste nível, o mesmo ocorrendo em certas experiências psíquicas;

3. Nível TETA - Freqüências cerebrais entre os 4 e os 7 ciclos por segundo. É um nível de consciência interior mais profundo, podendo ocorrer em situações de sono ou relaxamento mais profundos e onde parece que as nossas experiências emocionais são registradas. Utilizado para anestesias em cirurgia dentária, parto sem dor, etc..

Um dos principais objetivos de qualquer indução hipnótica é reduzir o nível da atividade ou freqüência nos quais esses padrões são gerados. Ao induzir um transe, diminui-se o ritmo da voz e sua altura. O ritmo da voz entra em freqüência natural com o cérebro provocando uma inibição das atividades cerebrais.
A voz ritmada provoca o relaxamento inicial do hemisfério esquerdo de cérebro, com isso ativando as áreas emocionais. Essa ressonância de freqüência conduz o cérebro a baixar sua atividade de ondas beta (12 a 30Hz) para a atividade das ondas para e ondas Alfas, e posteriormente teta (de 4 a 8HZ), vista num EEG.
A mudança no nível da atividade do funcionamento do cérebro das ondas beta para alfas e teta, atinge todas as faculdades do cérebro e da mente que dependem ou estão sujeitas a elas. São esses níveis de atividade ou estados globais do cérebro que provocam a visualização, memória, atenção e vontade. Quando o nível de atividade do cérebro decresce, provoca uma diminuição no nível de norepinefrina (NE) e aumenta a acetilcolina possibilitando que as imagens visuais se tornam mais vívidas e cai a capacidade de prestar atenção e exercer a vontade. As mudanças do nível de atividade na base do cérebro,provocam uma mudança de atenção do externo (exteriorização) para o interno (interiorização).

Portanto os padrões de linguagem hipnóticos devem executar as duas tarefas simultaneamente: diminuir o ritmo da voz (reduz o nível da atividade) e direcionar a atenção do assunto interior ao mesmo tempo.

Mas, nunca devemos esquecer que cada cliente reage diferente ao transe hipnótico e suas variáveis, é preciso adequar o tom da voz para que ela se adapte sob medida para cada indivíduo.

A Linguagem Indireta

A Linguagem Indireta se baseia em Sugestões. A Sugestão é a comunicação ou a criação de uma idéia que proporciona uma reação, fugindo ao controle da consciência. A sugestão é algo que provoca um efeito e associações com outras idéias.

A sugestão direta é aquela que inclui declarações específicas, estereotipadas, ex.: “Você entrará em transe profundo, agora.” A sugestão indireta, ao contrário, é ambígua, permitindo maior amplitude de interpretação pessoal: “– mais cedo ou mais tarde você ficaram surpreso a respeito de entrar em transe muito profundo, sendo que você pode fazer isto repentinamente ou de forma suave e gradual”. A sugestão indireta deixa lacunas que o cliente preenche com os seus conteúdos pessoais. A sugestão indireta é uma estratégia que ajuda a criar motivação para as mudanças.

A Linguagem Indireta deve ser um método experencial que indica como fazer de uma forma diferente, e podem ser feitas de duas formas, por similaridade ou por analogia. Similaridade é utilizar se situações que o cliente gosta. Por analogia é contar casos parecidos, de uma forma indireta.
Por exemplo um trabalho com dor :
• Se fosse uma cor que cor seria ?
• Se fosse um instrumento que instrumento seria ?
• Depois use as analogias para entrar com uma indução.

À medida que a pessoa resolve a analogia ela resolve o problema. Tem um uso terapêutico eficiente em crianças, como : “Se sua dor é uma bigorna, veja ela indo embora”.

A analogia é uma comunicação paralela, e quando conversamos de uma forma paralela é muito mais poderoso do que de uma forma direta. A arte é uma prova disto. Quando perguntamos ao cliente com o que o seu problema parece, estamos criando ferramentas para trabalhar. Existem pessoas que são muito metafóricas.

Existem várias formas de trabalhar com Linguagem Indireta, elas são :
• Tarefas Metafóricas – Esta é uma outra forma de usar Linguagem Indireta. O terapeuta pega o símbolo do problema ou sintoma e fazer uma tarefa. Podemos chamar isto de mentalizar a tarefa;

• Tarefas Simbólicas – Elas podem ser usadas como avaliação ou como tarefa, e deverá ser feito na sessão. O princípio desta tarefa a da terapia Gestalt, onde terapia é uma emergência segura, traga o problema para dentro da sessão. A comunicação das idéias em uma tarefa simbólica, deverá ser acompanhada por uma tarefa, então as idéias simples ganham força.

• O Uso de rituais – Rituais são tarefas simbólicas envolventes, mas um pouco complicadas. Pedir ao cliente para ir a uma loja , comprar uma vela, ir até a igreja e acendê-la e retornar com uma avaliação.

• Linguagem Indireta Funcional Ambígua:

• Anedotas e Metáforas – o que chamamos de anedota, são estórias construídas, estórias reais, podendo inclusive usar piadas. A mais avançada forma de usar esta técnica e na forma de Entremeamento. No entremeamento empilhamos estórias com situações normais. Por exemplo : Começamos a primeira estória, no meio desta começamos a Segunda estória, nomeio da Segunda estória começamos a terceira e a contamos por inteiro, terminamos a Segunda estória e então terminamos a terceira estória. As Metáforas são como um vírus de computador, mudam o passado emocional e da uma nova compreensão a ele. Erickson contava piadas durante o transe, pois tinha a percepção que a mente inconsciente poderia curtir as coisas. Freud analisava as piadas, Erickson as utilizava.

Ao usarmos Linguagem Indireta com metáforas simbólicas dentro de um processo de terapia, estamos usando uma técnica avançada, pois se associa a metáfora usando uma experiência simbólica.

Utilizar a Linguagem Indireta é colher o que o cliente traz , usá-lo criando um paralelo simbólico. Existem formas indiretas de se colher a história familiar, se você quer saber sobre o irmão do cliente, conte uma história sobre o seu irmão.

Fonte – Hipnoterapia Infantil – Apostila de Curso – Gastão Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t