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O USO PREVENTIVO DO TAT NO PROJETO TRAUMA INFANTIL - Gastão Ribeiro

O USO PREVENTIVO DO TAT NO PROJETO TRAUMA INFANTIL
Gastão Ribeiro


“ Não subestime o poder dos pensamentos e intenções. Seus pensamentos e intenções são coisas reais, com energia real. Eles são instrumentos importantes e valiosos que podem ajudá-lo em seu processo de cura.”
Tapas Fleming.


O TAT é um método natural de Digitopressura, fundamentado na Medicina Tradicional Chinesa, criado por Tapas Fleming, L.Ac. Mestre licenciada em Acupuntura com formação na China e no Emperor’s College of Traditional Oriental Medicine em California, atualmente em trabalha em Los Angeles, Califórnia. E é um dos métodos de dessensibilização de traumas usada no Projeto Trauma Infantil

A Técnica de Digitopressura Tapas (TAT) a partir da idéia de um ponto de acupuntura em especial: Bexiga (B1); e como ele poderia ser usado para curar todo o sistema de uma pessoa. Este ponto é chamado de “Brilho / Luminosidade dos Olhos” em chinês.

A postura TAT, junto com a atitude de focalização receptiva do trauma, cria uma conexão entre a memória celular e a função sensorial visual. A postura TAT por si mesma gera energia nos centros de visão do cérebro. Quando você "revê" o trauma, ele se torna fisicamente, mentalmente e emocionalmente integrado em momentos.

O USO DO TAT NA PREVENÇÃO DE TEPT EM CRIANÇAS

O TAT pode ser usado como método preventivo para os traumas. No Projeto Trauma Infantil, estamos usando de uma aproximação que vem sendo de grande efetividade no combate ao TEPT

Este método é simples e de fácil utilização, e deverá ser usado logo após ao trauma ter acontecido, não deixando que o TEPT se instale. Os passos são:
Passo 1 – logo após o trauma fazer o Diagnóstico Energético de Patologia.
Passo 2 – Montar uma posição TAT para cada ponto que abre a partir do ponto de trauma.
Passo 3 – Na posição TAT para o ponto do trauma buscar a resignificação cognitiva.

CASO CLÍNICO

No dia 22de abril de 2009, três crianças acompanhadas por uma adulta se dirigiam para o Abrigo Jesus, quando ao atravessarem a Av. Teresa Cristina uma destas crianças solta da mão de outra criança e é atropelada, sofrendo traumatismo craniano.

As crianças que testemunharam o acidente foram atendidas por Ingrid Pereira, semanalmente no Projeto Trauma Infantil ( a pedido da coordenadora psicopedagógica do Abrigo Jesus) a partir do dia 23 de Abril ( dia seguinte ao acidente)até o dia 6 de junho de 2009.



A criança que estava de mão dada com uma adulta e a criança que sofreu o atropelamento. No seu entendimento a culpa foi sua, pois ele relata que soltou a mão dela. Foi atendido por 6 vezes. O atendimento será interrompido até agosto, quando será feita nova avaliação.

O atendimento foi o seguinte:
1. O DE Diagnóstico Energético – focado no acidente – S 3/ AO 5/ COST 5/ D.IND.5/ DMI 3/ K 5
2. Inicialmente foi feito o TFT / TAT (oração) focado na tristeza .
3. O segundo TAT foi focado na culpa, a criança nunca foi a um enterro, por isso ao lhe perguntar sobre a a criança atropelada, disse que ela estava no cemitério, mas na realidade queria dizer hospital. Expliquei-lhe sobre a morte e diferenciei hospital de cemitério.
4. O terceiro TAT foi focado na culpa pois o DE: não abria nenhum ponto. Após o TAT as respostas do acidente era SUD 10 – SC 0
5. Resignificação cognitiva da culpa: criança não toma conta de criança, por isso não pode ir à escola sozinha, atravessar rua, etc.Deve estar sempre acompanhada por adulto. Após resignificação SUD 0 - SC – 0]
6. Por fim o TFT-TAT(oração) focado no medo de perder - Acidente SUD 0 – SC 0. A criança mostra-se alegre
7. Ao perguntar sobre a culpa, a criança diz que ela foi embora. Mostra-se mais alegre, chegando a cantarolar enquanto brinca.

Em agosto de 2009 foi realizado uma reavaliação da criança que não apresentou nenhum sinal de TEPT.

CONCLUSÃO

O TAT tem se mostrado uma das técnicas mais eficientes no combate ao TEPT. Usada de uma forma preventiva ou no tratamento do abuso sexual se mostra rápida, efetiva, deixando efeitos permanentes.

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