Pular para o conteúdo principal

O Uso do TAT e das Técnicas Psicosensoriais com Bebês - Gastão Ribeiro

O Uso do TAT e das Técnicas Psicosensoriais com Bebês
Um bebê já se comunica com a mãe mesmo antes de nascer. Pesquisas recentes revelam que a comunicação entre a mãe e o bebê no útero, pode ser estabelecida e direcionada desde o início da gestação. Isto confirma o que pesquisadores russos já haviam constatado por meio da resposta reflexo-condicionada em bebês no útero materno.

A pesquisadora francesa Marie Claire Busnel, do Departamento de Neurogenética e Comportamento da Universidade de Paris, após 15 anos de pesquisa, chegou à conclusão que os bebês já podem identificar a voz da mãe à partir do quinto mês de gestação. Ela constatou ainda que: o conversar com o bebê durante a gestação produz um estado de calma e segurança. Esta conversa tem um nome tartamunhar.

Pesquisas recentes demonstraram que os bebês recém nascidos, respondem à música "ouvida" durante a gestação. E estas evidências demonstram que é possível usar as técnicas Psicosensoriais com bebês e gestantes.

As Sensações de um Bebê

Hoje se sabe que um feto carrega emoções e é capaz de gravar memórias não declarativas de sensações desde muito pequeno. Estudos sobre Neurodesenvolvimento e Psiquismo Fetal mostram que após quatro semanas da sua fecundação um embrião humano produz meio milhão de neurônios por segundo e a partir da sétima semana os sistemas de sensações e visão já existem. Uma criança que desde a sua concepção vem sendo exposta a negligência materna seja pelo uso sistematizado de drogas, tabaco, má alimentação sentimentos de rejeição já nascem com estas memórias formadas.

Além disto, se logo após o nascimento foi exposta a negligência, seja por depressão pós parto, situação de vida pode formar um quadro traumático chamado Depressão Anaclítica.

“O primeiro estudo que ligou a depressão infantil à condição depressiva maior do adulto foi o de Spitz. que descreveu a síndrome de "depressão anaclítica". De acordo com Spitz, as crianças separadas das mães e que eram colocadas em creches apresentavam choro, isolamento, retardo do desenvolvimento psicomotor, reação lenta, retardo do movimento, e algumas apresentavam estupor e perda do apetite. Ele postulava que o mais importante na etiologia era a perda do objeto amado.”
Spitz, R. (1946). Anaclitic depression. In Psychoanalitical study of the child (Vol. 2, pp. 113-117). New York: International University Press

A vida emocional de um bebê é extremamente sensorial. Aquilo que os bebês vêm e cheiram faz com que estabeleçam relações no seu cérebro, em especial se as sensações sensoriais. Um bebê estabelece a sua relação com o mundo de uma forma sensorial, ele reage chorando, ou com risadas, isto é, sensação.

O Mapeamento do Trauma e os cuida dores de Bebês

É fundamental aos profissionais que cuidam do bem estar de crianças saber estabelecer uma relação entre os sinais sensoriais e o bem estar da criança. Também se faz essencial mapear possíveis traumas durante a gravidez e nos primeiros meses de vida para evita maus maiores.



Está provado. Maus tratos na infância não provocam apenas traumas psicológicos reversíveis. Mas também danos permanentes no desenvolvimento e funções cerebrais. Os hemisférios esquerdos de pessoas vitimadas pela violência desenvolvem-se significativamente menos do que deveriam. Martin H. Teicher, professor de psiquiatria na Escola de Medicina da Universidade de Harvard, explica detalhadamente o processo.”
Scientific American Brasil – Junho de 2002

“Quando o abuso infantil ocorre durante o período formativo crítico em que o cérebro está sendo fisicamente esculpido pela experiência, o impacto do extremo estresse pode deixar uma marca indelével em sua estrutura e função. Tais abusos, parece, induzem a uma cascata de efeitos moleculares e neurobiológicos, que alteram de modo irreversível o desenvolvimento neuronal.” Scientific American Brasil – Junho de 2002


Portanto entender os principais sinais de traumas e de pressão anaclítica se faz fundamental aos profissionais que cuidam da primeira infância.

A Terapia Psicosensorial

Um novo paradigma em psicoterapia tem surgido nos últimos tempos a Terapia Psicosensorial. As Terapias Psicosensorias tem na sua base neurobiológica uma estimulação sensorial periférica para a modulação de respostas emocionais. As Terapias Psicosensorias acionam importantes estruturas especificamente o córtex pré-frontal, cérebro reptiliano e na amígdala.

Como já foi dito a vida emocional de um bebê é extremamente sensorial. Aquilo que os bebês vêm e cheiram faz com que estabeleçam relações no seu cérebro, em especial se as sensações sensoriais. Um bebê estabelece a sua relação com o mundo de uma forma sensorial, ele reage chorando, ou com risadas, isto é, sensação. As Terapias Psicosensorias como TFT, TAT, V/KDT entre outras seriam uma das formas ou se não a única de abordar emocionalmente um bebê. Fazendo com que se dissipem algumas questões emocionais que terapias cognitivas seriam ineficazes.

Estudos e pesquisas feitas no Projeto Trauma infantil tem nos mostrado a potencia do TAT na prevenção e tratamento de crianças e bebês com questões emocionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t