Pular para o conteúdo principal

O Uso de Hipnose com Crianças - Gastão Ribeiro

O Uso de Hipnose com Crianças

A Hipnose é uma das técnicas mais úteis no trabalho com crianças. A grande capacidade de imaginar das crianças faz com que a indução da hipnose pareça um pro¬cedimento bastante simples. É como se bastasse dizer às crianças para “fingir” que está assistindo a seu programa de televisão predileto ou sendo o ser o seu super-herói favorito para se conseguir uma indução hipnótica. Mas a hipnose com crianças é aproximação que deve ser feita com muito cuidado e ética.

Colocar uma criança em transe é fácil, mas o que fazer nos processos de eliciação e mudança é que faz a grande diferença. Este curso pretende demonstrar como usar a ferramenta hipnose de forma adequada A Hipnose com crianças devem ser usados na recuperação recursos, na recuperação da liberdade de alma, é como diz Milton Erickson: não existem pessoas sem recursos, mas estados mentais sem recursos.

Uma das formas de trabalhar a eliciação é o Trabalho Simbólico. A utilização de símbolos se baseia em Sugestões que é a comunicação ou a criação de uma idéia que proporciona uma reação, fugindo ao controle da consciência. A sugestão é algo que provoca um efeito e associações com outras idéias.

Os Símbolos constituem uma das mais poderosas técnicas disponíveis de mudança, pois estabelecem uma ligação direta com as emoções e os padrões mais profundos de comportamento. Na obra Metaphors We Live by, Lakoff and Johnson (1980) mencionam que nosso sistema conceptual é metafórico, e em Women Fire, and Dangerous Things, Lakoff (1987) afirma que o pensamento é corporificado e se desenvolve através da percepção, do movimento, e da experiência física. Antonio Damásio (1999) identificou sistemas de resposta em nível corporal como aspectos complexos das emoções e, até mesmo, da consciência. Além das estruturas neurais, os estados emocionais são definidos por mudanças no perfil químico do corpo, mudanças nas vísceras, e mudanças no grau de contração dos músculos do corpo. Damásio acredita que as emoções são partes importantes de nossa normalidade homeostática e do mecanismo de sobrevivência.

A Hipnose pode também ser uma ferramenta extremamente efetiva para ajuda no tratamento de crianças hospitalizadas ou doentes. O que iremos aprender agora é um pouco do que se chama de Visualização Criativa ou Imagens Mentais. Estas visualizações ganham em efetividade quando associadas à Hipnose que é basicamente um estado de hiper-concentração.

Na Visualização Criativa ou Imagens Mentais usamos imagens para estimular respostas nos vários sistemas humanos. Podemos usar o sistema imunológico, se for para apoio em tratamentos de doenças, seja no sistema muscular, se for para treinamento de esportistas ou até no sistema emocional-cognitivo, tal como no treinamento de dessensibilização de fobias.

Um dos procedimentos que mais uso com crianças nos processos de eliciação em Hipnose com crianças é o Controle de Habilidades. Este conceito vem de encontro ao novo paradigma surgido nos últimos tempos em Psicoterapia, a Reeducação Emocional. A idéia de uma psicoterapia focada na Construção de Habilidades e na solução de problemas vem de encontro a uma idéia atual de Reeducação Emocional. Todo conflito (problema) é uma tentativa natural da busca de cura. Se seguirmos o que o problema procura e dermos um caminho melhor, mais seguro e sem conflitos com certeza chegará a uma solução.

Na prática clínica, a Hipnose pode ser usada para ensinar novas habilidades, amplificar os recursos existentes ainda latentes, associar as pessoas a novas idéias e perspectivas e para outras aplicações semelhantes no “mundo real”. Construir e ajustar habilidades são amplificações de pensamentos reais, sentimentos, percepções e comportamentos que afetam diretamente o funcionamento do cliente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abrir visão de mundo - Gastão Ribeiro

 Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque as técnicas psicosensoriais e Cardio Mind funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem lhe cegar. Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial - Gastão Ribeiro

O que é Diagnóstico Psicosensorial É um método de aprimoramento pessoal profissional e terapêutico que tem por objetivo investigar, avaliar os diversos sintomas para que possamos restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas. O Diagnóstico Psicosensorial nasceu da combinação de cinco metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno), O TFT Terapia do Campo de Pensamento, o EFT-Técnica de Liberdade Emocional e da observação e pesquisa clinica do Projeto Trauma Infantil e do Espaço Trauma. As quatros metodologias citadas inicialmente estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que bus

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma - Gastão Ribeiro

A Linha da vida e o Mapeamento do Trauma O Mapeamento do Trauma é uma aproximação terapêutica centrada no cliente, na qual o terapeuta trabalha para identificar as memórias traumáticas e especificar qual será o enfoque de tratamento ao utilizar as técnicas de trauma. Seguindo um protocolo definido, o terapeuta ajuda o cliente a identificar as imagens traumáticas, a explicação, as emoções e as sensações de corpo. O Mapeamento do Trauma utiliza a algumas técnicas básicas: Linha da Vida, Linha de coincidências, aniversário do trauma, escala SUD, entre outras. Posteriormente faze-se a dessensibilização do trauma a partir do Mapeamento. Mapear um Trauma é buscar as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento traumático associado situações traumáticas que se repetem em função da compulsão a repetição. O mapa também procura as percepções corporais associadas às percepções cognitivas, perceptuais e comportamentais durante o evento t